Mundo

Santos diz que não nomeou Mujica como mediador com as Farc

Em entrevista concedida ao jornal espanhol "El Mundo", Mujica revelou que viajará em breve a Havana para conversar com os negociadores das Farc


	Juan Manuel Santos: "São bem-vindas as qualidades de ex-presidente de Mujica, que como muitos quer apoiar a paz na Colômbia. No entanto, não o nomeei como mediador"
 (HO/AFP)

Juan Manuel Santos: "São bem-vindas as qualidades de ex-presidente de Mujica, que como muitos quer apoiar a paz na Colômbia. No entanto, não o nomeei como mediador" (HO/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de abril de 2015 às 10h26.

Bogotá - O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, agradeceu nesta quinta-feira (data local) o ex-presidente uruguaio José Mujica pelo apoio ao processo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), mas disse que não o nomeou como mediador nos diálogos realizados entre os guerrilheiros e o governo em Cuba.

"São bem-vindas as qualidades de ex-presidente de Mujica, que como muitos quer apoiar a paz na Colômbia. No entanto, não o nomeei como mediador", escreveu Santos em sua conta no Twitter.

Em entrevista concedida ao jornal espanhol "El Mundo", Mujica revelou que viajará em breve a Havana para conversar com os negociadores das Farc, atendendo a um pedido feito pelo presidente colombiano.

Mujica disse também que já tinha oferecido em 2013 ser mediador do processo de paz a Santos, e que, após conversar com a delegação das Farc em Havana, constatou as dificuldades da negociação.

O governo colombiano e as Farc estão dialogando há 29 meses em Cuba e buscam soluções políticas para encerrar o conflito armado que afeta o país a mais de 50 anos.

O processo sofreu altos e baixos no período. O mais recente ocorreu após a morte de onze soldados colombianos em um ataque realizado pelas Farc na zona rural do departamento de Cauca, no sudoeste do país.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaCubaFarcJosé MujicaNegociações

Mais de Mundo

Maduro afirma que começa nova etapa na 'poderosa aliança' da Venezuela com Irã

Presidente da Colômbia alega ter discutido com Milei na cúpula do G20

General norte-coreano é ferido em Kursk, diz jornal dos EUA

O que se sabe sobre o novo míssil balístico russo Oreshnik, usado em ataque na Ucrânia