Mundo

Santorum vence primárias republicanas do Tennessee e Oklahoma

Essas são as duas primeiras vitórias de Santorum nesta chamada Super Terça, enquanto seu grande rival, Mitt Romney, registra triunfos em Massachusetts, Virgínia e Vermont

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de março de 2012 às 23h56.

Washington - O ex-senador americano Rick Santorum ganhou as primárias do Partido Republicano no Tennessee e em Oklahoma, dois dos dez estados convocados às urnas nesta terça-feira para definir o candidato da legenda opositora à Presidência dos Estados Unidos, segundo as projeções das emissoras de televisão locais.

Essas são as duas primeiras vitórias de Santorum nesta chamada Super Terça, enquanto seu grande rival, Mitt Romney, registra triunfos em Massachusetts, Virgínia e Vermont.

Além disso, o ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich ganhou em seu estado de origem, Geórgia.

Mas o estado-chave da noite é Ohio, onde as pesquisas de opinião indicam um empate técnico entre Mitt Romney e Rick Santorum, onde, com 12% das urnas apuradas, o ex-governador mantém uma vantagem mínima de 39%, contra 37% do ex-senador.

A história mostra que nenhum candidato republicano conseguiu chegar à Casa Branca sem vencer em Ohio, onde estão em jogo 66 delegados.

Até esta terça-feira, principal data do calendário das primárias conhecida como Super Terça, Romney liderava a disputa com 203 delegados, contra 92 de Santorum, 33 de Gingrich e 25 de Ron Paul.

A Super Terça envolve disputas nos estados do Tennessee, Oklahoma, Virgínia, Vermont, Massachusetts, Geórgia, Dakota do Norte, Idaho, Alasca e Ohio.

Estão em jogo nesta terça-feira 419 dos 1.144 delegados necessários para garantir a candidatura do político republicano que disputará as eleições presidenciais de novembro contra o presidente Barack Obama, do Partido Democrata. A candidatura oficial republicana será anunciada na convenção do partido no fim de agosto em Tampa (Flórida). 

Acompanhe tudo sobre:Eleições americanasEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Israel ameaça não ter cessar-fogo se Hamas não liberar lista de reféns a serem libertados

Justiça prorroga prisão de presidente da Coreia do Sul temendo destruição de provas

Quais as chances de Trump anexar Canadá e Groenlândia após tomar posse?

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA