Segundo o jornal 'The New York Times', se Santorum perder na Pensilvânia poderia ser difícil seguir adiante na corrida pela nomeação republicana (Scott Olson/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 28 de março de 2012 às 18h21.
Washington - Rick Santorum, pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, está perdendo vantagem no estado onde foi criado e pelo qual foi senador, a Pensilvânia, frente a seu principal rival, Mitt Romney, segundo uma enquete publicada nesta quarta-feira.
Santorum continua na frente com 30% das intenções de voto a seu favor, mas com apenas 2 pontos percentuais de vantagem sobre o ex-governador de Massachusetts, com quem concorrerá pela nomeação presidencial nas primárias da Pensilvânia no dia 24 de abril.
A uma distância maior seguem o congressista do Texas Ron Paul, com 9%, e o ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich, com 6%, que embora não tenha anunciado sua retirada fez cortes na quantidade de atos e na equipe de campanha.
A enquete foi realizada entre 20 e 25 de março pela empresa de consultoria Franklin Marchall College para vários meios da imprensa local, entre 505 pessoas registradas como eleitores republicanos no estado da Pensilvânia e tem uma margem de erro de 4 pontos.
Estes dados contrastam com os obtidos em fevereiro, afirma a empresa de consultoria, que lembra que Santorum alcançava então 45%, contra 26% de Romney.
A pesquisa afirma que a tripla vitória de Santorum no Colorado, Missouri e Minnesota no início de fevereiro fez com que ele ganhasse pontos na Pensilvânia, mas após as vitórias de Romney em Michigan, Ohio e Illinois a distância diminuiu.
Segundo o jornal 'The New York Times', se Santorum perder na Pensilvânia poderia ser difícil seguir adiante na corrida pela nomeação republicana.
Santorum está na frente de Romney entre os cristãos e os eleitores de média e baixa renda do centro e oeste da Pensilvânia, enquanto o ex-governador obtém melhores resultados na região sudeste e nordeste do estado, aponta a enquete.
Os dois candidatos, os mais sólidos, brincaram nos últimos dias sobre a possibilidade de serem presidente e vice-presidente juntos.
Em entrevista a 'Christian Broadcasting Network', Santorum disse que 'certamente' consideraria ser vice-presidente com seu rival para surpresa do jornalista, que antes de formular a questão antecipou que a pergunta poderia fazê-lo rir.
Santorum disse que estas são as eleições 'mais importantes' da história dos EUA e afirmou que 'faria qualquer coisa que fosse necessária para ajudar o país'.
Já Romney disse no programa 'Tonight Show' do humorista Jay Leno estar contente que o ex-senador 'diga que gostaria de fazer parte de um Governo comigo'.