Mundo

Santa Fé do Sul é a cidade mais verde de SP

Ranking do governo tem ainda Viradouro e Sorocaba entre as três melhores; São Paulo ocupa a 147ª colocação

Santa Fé do Sul: programa Município Verde Azul elenca as cidades do estado com melhor desempenho ambiental (Creative Commons)

Santa Fé do Sul: programa Município Verde Azul elenca as cidades do estado com melhor desempenho ambiental (Creative Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de abril de 2012 às 08h46.

São Paulo - O estado de São Paulo divulgou a quarta edição do ranking do programa Município Verde Azul, no qual elenca as cidades do estado pelo desempenho ambiental em dez áreas: esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.

No total, 158 municípios tiraram nota acima de 80 - a avaliação vai de 0 a 100 - e receberam o selo Município Verde Azul, que garante prioridade na captação de recursos da administração municipal junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio do FECOP - Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição.

Os três primeiros lugares foram ocupados por Santa Fé do Sul, Viradouro e Sorocaba. Das 645 cidades que participam do programa, 485 enviaram informações e foram avaliadas. Entre outras iniciativas, os municípios analisados implementaram:

  • 410 projetos de coleta seletiva;
  • 109 planos de gestão de resíduos sólidos;
  • 257 programas de educação ambiental e
  • 280 novos fundos de meio ambiente.

Mata Atlântica

No entanto, em relação à preservação da Mata Atlântica, nenhum município de São Paulo tem um Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, que foi instituído pela Lei da Mata Atlântica de 2006 e que deve ser elaborado e implementado em cada cidade inserida no bioma.

Santos, que ficou em 69º lugar no ranking Município Verde Azul, elaborou seu plano e deverá enviar nessa semana ao Comdema - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente para aprovação. Eis algumas das principais ações definidas pela cidade, previstas até 2014:

  • diagnóstico ambiental das áreas verdes do município;
  • levantamento das áreas degradadas da Mata Atlântica com potencial para recuperação;
  • mapeamento de APPs - Áreas de Preservação Permanente ocupadas irregularmente;
  • implantação de trilhas de turismo monitorado;
  • encaminhamento à Câmara Municipal de Santos do Projeto de Lei Complementar que institui o Código Municipal de Meio Ambiente e 
  • criação de quatro parques naturais marinhos: da Ilha de Urubuqueçaba, Engenho São Jorge dos Erasmos, Vale do Rio Jurubatuba e Vale do Rio Quilombo.

Pela Lei da Mata Atlântica, só os municípios que aprovarem o plano em seus Conselhos Municipais de Meio Ambiente terão acesso aos recursos do Fundo de Restauração do Bioma Mata Atlântica, que é destinado ao financiamento de projetos de conservação dos remanescentes de vegetação nativa, de restauração ambiental e de pesquisa científica.

Acompanhe tudo sobre:Cidadescidades-brasileirasMeio ambienteMetrópoles globaissao-pauloSustentabilidade

Mais de Mundo

Trump nomeia Keith Kellogg como encarregado de acabar com guerra na Ucrânia

México adverte para perda de 400 mil empregos nos EUA devido às tarifas de Trump

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação