Mundo

Sanders, o irredutível

O senador Bernie Sanders não é do tipo que desiste fácil. Diziam que ele não tinha chance de ir muito longe na campanha democrata. E foi. Diziam que não poderia se financiar sem os grandes doadores. Levantou 80 milhões de dólares de eleitores individuais. Agora, os democratas dizem que Hillary Clinton é sua candidata à […]

BERNIE SANDERS: para Judis, ele faz parte da mesma onda populista que elegeu Trump  / Scott Olson / Getty Images News

BERNIE SANDERS: para Judis, ele faz parte da mesma onda populista que elegeu Trump / Scott Olson / Getty Images News

DR

Da Redação

Publicado em 9 de junho de 2016 às 19h49.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h32.

O senador Bernie Sanders não é do tipo que desiste fácil. Diziam que ele não tinha chance de ir muito longe na campanha democrata. E foi. Diziam que não poderia se financiar sem os grandes doadores. Levantou 80 milhões de dólares de eleitores individuais. Agora, os democratas dizem que Hillary Clinton é sua candidata à Casa Branca. Mas vá dizer a Sanders.

Ele afirma que vai lutar até a convenção do partido, na Filadélfia, no final de julho, O plano é convencer a maioria dos 714 superdelegados democratas a mudar de lado. Vai ser duro – 548 deles dizem que estão com Hillary e não abrem mão.

Eleito senador de forma independente, Sanders é um “democrata adotado”. E talvez por isso mesmo queira deixar o partido com a sua marca. Ao insistir numa disputa perdida, ele quer deixar seu discurso contra grandes bancos e a favor de saúde e educação públicas marcado na cartilha democrata.

Vai funcionar? Por enquanto, o radicalismo de Sanders encontra respaldo, surpreendentemente, nas ideias do republicano Donald Trump. Ambos são contrários aos políticos tradicionais, querem maiores impostos para bancos e pessoas ricas, apoiam mais barreiras à imigração, defendem o fortalecimento da indústria nacional, e o fim do Tratado Transpacífico.

O atual presidente Barack Obama se reuniu com Sanders ontem e anunciou apoio total a Hillary. Vários de seus principais apoiadores tentam convencê-lo a voltar suas energias para o Senado. É improvável que a pressão surta algum efeito e Sanders desista de lutar na Filadélfia – terra, por sinal, do boxeador Rocky Balboa.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mundo

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país