Mundo

Sanders e Rubio vencem prévias em Maine e Porto Rico

Quando estavam contabilizados 86% dos votos, o senador tinha 64% contra 36% da ex-secretária de Estado Hillary Clinton


	Bernie Sanders: trata-se da oitava vitória de Sanders nas primárias para eleger o candidato do Partido Democrata nas eleições presidenciais
 (Mark Kauzlarich/Reuters)

Bernie Sanders: trata-se da oitava vitória de Sanders nas primárias para eleger o candidato do Partido Democrata nas eleições presidenciais (Mark Kauzlarich/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de março de 2016 às 09h51.

O senador norte-americano Bernie Sanders venceu, no domingo (6), as prévias democratas no Maine, onde estavam em jogo o apoio de 30 delegados para as convenções que vão nomear o candidato do partido nas presidenciais dos EUA, segundo projeções dos meios de comunicação.

Quando estavam contabilizados 86% dos votos, o senador tinha 64% contra 36% da ex-secretária de Estado Hillary Clinton.

Trata-se da oitava vitória de Sanders nas primárias para eleger o candidato do Partido Democrata nas eleições presidenciais de novembro. Hillary Clinton conta com 12 vitórias, até agora.

A próxima grande disputa eleitoral para os democratas será amanhã (8), no Michigan, onde está em jogo o apoio de 147 delegados cujo o apoio é disputado tanto por Hillary como por Sanders.

Hillary é a favorita nas sondagens, com uma vantagem de cerca de 20 pontos percentuais, segundo a média das sondagens elaborada pelo portal Real Clear Politics.

Partido Republicano

Já nas primárias do Partido Republicano, em Porto Rico, o republicano Marco Rubio se impôs, conquistando sua segunda vitória na corrida. O senador pela Flórida obteve larga vantagem conquistando os 23 delegados em disputa.

Rubio, de origem cubana e que viajou no sábado para a ilha para fazer campanha, conseguiu 73% dos votos – mais de metade do necessário para conquistar todos os delegados em jogo –, contra 13,6% do magnata Donald Trump, que surge como favorito nas sondagens.

A uma distância muito maior ficou o senador pelo Texas Ted Cruz, também de origem cubana, com 9% dos votos, e o governador de Ohio John Kasich com pouco mais de 1%.

Os eleitores porto-riquenhos não podem votar nas eleições presidenciais de novembro, mas podem participar no processo de seleção de candidatos de cada partido.

Porto Rico tem um estatuto híbrido: é um estado livre associado dos EUA, não sendo um dos 50 estados norte-americanos.

A próxima prévia para os republicanos será em 15 de março, na Florida, onde será disputado o apoio de 99 delegados e, segundo normas do partido, o vencedor leva todos os votos. As sondagens na Florida conferem a Trump uma cômoda vantagem de 18 pontos sobre Rubio.

Acompanhe tudo sobre:Eleições americanasPartido Democrata (EUA)Partido Republicano (EUA)

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado