Mundo

Sanders conquista vitória surpreendente em Michigan

Sanders conseguirá cerca de metade dos 130 delegados em jogo neste estado, que é crucial nas primárias para a indicação presidencial do Partido Democrata


	Bernie Sanders: ele pretendia demonstrar que é capaz de ganhar em um estado símbolo do antigo apogeu industrial do país
 (Carlo Allegri/Reuters)

Bernie Sanders: ele pretendia demonstrar que é capaz de ganhar em um estado símbolo do antigo apogeu industrial do país (Carlo Allegri/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de março de 2016 às 08h35.

Washington - O senador Bernie Sanders venceu nesta terça-feira as primárias do estado de Michigan na corrida para a indicação do Partido Democrata para as eleições presidenciais dos Estados Unidos, e derrotou sua rival, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, em uma batalha crucial, contradizendo o que previam todas as pesquisas, segundo as projeções dos principais meios de comunicação americanos.

Em uma disputa acirrada, foi preciso esperar até que 90% dos votos fossem apurados para que os meios de comunicação americanos dessem por definitiva a vantagem de dois pontos de Sanders sobre Hillary, que mais cedo venceu no Mississipi.

Assim, Sanders conseguirá cerca de metade dos 130 delegados em jogo neste estado industrial, que é crucial nas primárias para a indicação presidencial do Partido Democrata, que será definida na convenção em julho.

Em Michigan, onde estava em jogo o maior número de delegados da noite para os democratas, é também onde Sanders tinha colocado todas as suas esperanças e pretendia demonstrar que é capaz de ganhar em um estado símbolo do antigo apogeu industrial do país, que entrou em declínio com a desindustrialização.

Nenhuma pesquisa publicada dava a Sanders a vitória em Michigan e, de fato, os levantamentos que saíram nos últimos dias indicavam uma derrota significativa, de entre 13 e 27 pontos.

"A imprensa corporativa tinha nos descartado. Os pesquisadores diziam que estávamos muito atrás. Mas ganhamos. Obrigado, Michigan", agradeceu aos eleitores o próprio Sanders em Twitter após conhecer os resultados.

Além de Michigan e Mississipi, onde tanto democratas como republicanos realizaram hoje eleições primárias, o Partido Republicano também terá prévias hoje no estado de Idaho e no Havaí.

Acompanhe tudo sobre:Eleições americanasPartido Democrata (EUA)

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado