Mundo

Primeiro caminhão híbrido do Brasil está no Salão Internacional do Transporte

O veículo é da MAN Latin America, a maior exportadora de caminhões do país

No VW Constellation é usado um sistema que armazena a energia coletada durante a frenagem em acumuladores hidráulicos, depois ela é aproveitada na partida do veículo (Divulgação)

No VW Constellation é usado um sistema que armazena a energia coletada durante a frenagem em acumuladores hidráulicos, depois ela é aproveitada na partida do veículo (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de outubro de 2011 às 17h51.

São Paulo - Nesta segunda-feira (24) teve início o Salão Internacional do Transporte, a Fenatran, com novidades em carros ecológicos. Entre os destaques, foi apresentado o primeiro caminhão híbrido do Brasil, da empresa MAN Latin America.

A Man Latin America é a maior exportadora de caminhões do país. Para seguir na liderança, o presidente da empresa, Roberto Cortes, foi o primeiro a apresentar as novidades da 18ª edição do evento. Além do caminhão, também se destacou o primeiro extrapesado MAN TGX diesel-etanol do mundo.

Da lista de caminhões 2012, as marcas Volkswagen e MAN chegam ao mercado com tecnologia Euro 5. Os modelos pesam de 5,5 toneladas e chega a 74 toneladas de peso bruto total, sendo que todos são produzidos no Brasil.

O conceito de recuperar a energia cinética do protótipo VW Constellation 17.280 6×2 Híbrido é o mesmo que o utilizado nos carros da Fórmula 1. Para isso, é usado um sistema que armazena a energia coletada, durante a frenagem, em acumuladores hidráulicos, depois ela é aproveitada na partida do veículo.


Já o cavalo mecânico MAN TGS 33.440 6×4 é movido a uma mistura diesel e etanol na proporção de 55%, uma grande inovação. Com dois tanques de combustível diferentes, o caminhão é o primeiro da Man que dispõe de tecnologia para receber esse tipo de biocombustível. O desempenho do veículo é o mesmo em relação ao modelo tradicional e ainda diminui as emissões de CO2 e material particulado.

Outro veículo da Man que será exposto na feira é um caminhão de bebidas VW Constellation 17.190 movido a um combustível renovável e que também contribui para a redução das emissões de carbono do veículo, o Ultra Clean Diesel. Este bicombustível já entra em fases de teste em 2012 e promete ser mais simples e ter um custo menor em relação às opções disponíveis atualmente.

A Fenatran 2011 contará com espaços onde os visitantes podem aprender o uso ambientalmente correto dos caminhões, com dicas de manutenção preventiva e cidadania. O evento, em São Paulo (SP), vai até o dia 28 de outubro.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosCarros elétricosCarros híbridosEmpresasEmpresas alemãsMANMontadorasVolkswagen

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'