Mundo

Sabesp busca tecnologia para tratamento de lixo em SP

O projeto vai atender cinco municípios na bacia do Alto Tietê, em São Paulo, disse a presidente da companhia, Dilma Pena

Sabesp (Divulgação)

Sabesp (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de maio de 2012 às 22h06.

São Paulo - A Sabesp está buscando novas soluções tecnológicas para tratamento do lixo, como queima com geração de vapor e energia, já que áreas para o descarte estão cada vez mais escassas, e avalia viabilidade de implantação de um projeto com capacidade de processar 500 toneladas por dia de lixo no Estado de São Paulo.

O projeto vai atender cinco municípios na bacia do Alto Tietê, em São Paulo, disse a presidente da companhia, Dilma Pena, à Reuters nesta terça-feira.

"As análises econômicas estão sendo feitas agora. É um projeto que tem potencial ... E tem que ter um retorno positivo para a empresa", disse a executiva, que informou não ser possível precisar os valores envolvidos.

Dilma considera tecnologias de queima de lixo com implantação de usina para geração de energia para o projeto, conforme já utilizadas nos Estados Unidos e Europa.

"Uma outra oportunidade de novos negócios é o tratamento do lixo ou a destinação final de resíduos sólidos. E aí, nós estamos buscando novas tecnologias porque não existem mais áreas disponíveis - não só na região metropolitana de São Paulo, mas no Estado de São Paulo como um todo", disse a executiva.

A presidente da Sabesp admitiu que as tecnologias utilizadas no exterior e que estão sendo avaliadas são "onerosas", mas acrescentou que existem solicitações com o governo federal para desonerar este tipo de investimento do PIS e Cofins.

"Existe um trabalho no sentido de viabilizar esta nova tecnologia para o tratamento do lixo no Estado de São Paulo".

Acompanhe tudo sobre:Águacidades-brasileirasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasLixoMetrópoles globaisSabespSaneamentosao-pauloServiços

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'