Mundo

Russos garantem segurança do Mundial de Atletismo de Moscou

O ministro de Esportes russo, Vitali Mutko, afirmou que o atentado em Boston é um "sério aviso" para a Rússia, que nos próximos meses sediará eventos esportivos


	Rússia: "A parte mais importante de nosso esporte são os espectadores, por isso temos que protegê-los da melhor maneira possível durante o transcurso da competição", afirmam os organizadores.
 (Richard Heathcote/Getty Images)

Rússia: "A parte mais importante de nosso esporte são os espectadores, por isso temos que protegê-los da melhor maneira possível durante o transcurso da competição", afirmam os organizadores. (Richard Heathcote/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de abril de 2013 às 14h42.

Moscou - O presidente da Federação Russa de Atletismo (FRA), Valentin Balakhnichov, garantiu nesta terça-feira que atletas e torcedores estarão seguros durante o Mundial de Atletismo, que será realizado de 10 a 18 de agosto no Estádio Olímpico Luzhniki, em Moscou.

"Em Moscou, haverá um sistema de segurança de três níveis. O primeiro nível são os órgãos de segurança estatais e a Polícia; o segundo, as forças de segurança de Moscou; e o terceiro, os serviços de segurança do estádio", afirmou Balakhnichov, segundo as agências de notícias locais.

"A parte mais importante de nosso esporte são os espectadores, por isso temos que protegê-los da melhor maneira possível durante o transcurso da competição", completou.

O dirigente admitiu que o duplo atentado ocorrido em Boston na segunda-feira ligou o sinal de alerta de organizações de eventos esportivos.

"Os fatos de Boston expuseram os problemas para garantir a segurança das competições maciças que se disputam ao ar livre. Garantir a segurança na rua é muito mais difícil que em um estádio. Temo muito que o incidente de Boston sirva de exemplo para outros organizadores de atos terroristas", opinou.

Previamente, o ministro de Esportes russo, Vitali Mutko, afirmou que o atentado terrorista cometido durante a maratona de Boston é um "sério aviso" para a Rússia, que nos próximos meses será sede de importantes eventos esportivos.

Mutko acrescentou que o ataque na cidade americana, que deixou três mortos e mais de 170 feridos, não modificará os planos das autoridades russas, que, segundo ele, adotaram todas as medidas para garantir a segurança durante as competições esportivas.

Nos próximos meses a Rússia sediará, entre outras competições, a Universíade (Kazan), o Mundial de Atletismo (Moscou) e os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 (Sochi). 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEsportesEstados Unidos (EUA)EuropaPaíses ricosRússia

Mais de Mundo

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique