Mundo

Russos discutiram como influenciar Trump via assessores, diz NYT

O jornal disse que as conversas se concentraram em Paul Manafort, então presidente da campanha presidencial de Trump, e Michael Flynn

Trump: controvérsia tem abalado o governo de Trump desde que ele demitiu o diretor do FBI James Comey (Jonathan Ernst/Reuters)

Trump: controvérsia tem abalado o governo de Trump desde que ele demitiu o diretor do FBI James Comey (Jonathan Ernst/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 24 de maio de 2017 às 21h34.

Washington - Funcionários de inteligência e autoridades políticas da Rússia discutiram como influenciar Donald Trump através de seus assessores, de acordo com informações coletadas por espiões norte-americanos no verão passado, informou o New York Times nesta quarta-feira.

Citando três atuais e antigas autoridades dos EUA familiarizadas com a inteligência, o jornal disse que as conversas se concentraram em Paul Manafort, então presidente da campanha presidencial de Trump, e Michael Flynn, general reformado que estava assessorando Trump.

Comitês do Congresso dos EUA e um conselheiro especial nomeado pelo Departamento de Justiça neste mês estão investigando se houve interferência da Rússia na eleição norte-americana de 2016 e conluio entre a campanha de Trump e a Rússia.

A controvérsia tem abalado o governo de Trump desde que ele demitiu o diretor do FBI James Comey, há duas semanas, em meio à investigação da agência sobre possíveis ligações da Rússia. Moscou tem negado as alegações e Trump nega qualquer conluio com os russos.

A reportagem do New York Times é a mais recente indicação do aprofundamento das preocupações na comunidade de inteligência dos EUA sobre os esforços russos para inclinar as eleições de novembro em direção a Trump na disputa contra a democrata Hillary Clinton.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEleições americanasEstados Unidos (EUA)RússiaThe New York Times

Mais de Mundo

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA

Juiz de Nova York adia em 1 semana decisão sobre anulação da condenação de Trump

Parlamento russo aprova lei que proíbe 'propaganda' de estilo de vida sem filhos