Mundo

Rússia testa novo míssil intercontinental

O míssil testado foi projetado para evitar o escudo antimísseis instalado pela Otan na Europa

Lançado em 2010, o escudo antimísseis virou o principal ponto de discórdia entre a Otan e a Rússia (Natalia Kolesnikova/Reuters)

Lançado em 2010, o escudo antimísseis virou o principal ponto de discórdia entre a Otan e a Rússia (Natalia Kolesnikova/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de maio de 2012 às 08h04.

Moscou - A Rússia testou com sucesso um novo míssil intercontinental capaz de evitar os sistemas antimísseis, incluindo o escudo desenvolvido pela Otan, anunciou o ministério russo da Defesa.

O artefato foi lançado da base de Plesstsk, norte do país, e a ogiva do míssil atingiu o alvo no polígono de Kura, em Kamchatka, uma península do Extremo Oriente russo, no Pacífico, informou o porta-voz do ministério, Vadim Koval.

"Os alvos do lançamento foram alcançados", destacou o porta-voz.

De acordo com a agência Interfax, o míssil testado foi projetado para evitar o escudo antimísseis instalado pela Otan na Europa. A primeira fase do projeto foi declarada operacional no domingo, durante a reunião de cúpula da Aliança Atlântica nos Estados Unidos.

A Rússia critica a implementação do escudo da Otan no leste da Europa, que segundo militares europeus têm como objetivo proteger o continente de ameaças de países como o Irã.

Lançado em 2010, o escudo antimísseis virou o principal ponto de discórdia entre a Otan e a Rússia, país que considera o projeto uma ameaça a sua segurança.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDiplomaciaEuropaOtanRússia

Mais de Mundo

Biden deve ir à posse de Donald Trump nesta segunda-feira?

União Europeia deve traçar 'linhas vermelhas' nas relações com Trump, diz ministro francês

Mais de 200 caminhões de ajuda chegam do Egito no segundo dia de trégua em Gaza

Biden encerra mandato como presidente que concedeu mais perdões da história dos EUA