Presidente da Rússia, Vladimir Putin, participa de evento internacional sobre energia em Moscou (Sputnik/Mikhail Metzel/Pool/Reuters)
Estadão Conteúdo
Publicado em 13 de maio de 2022 às 15h51.
A Rússia suspenderá o fornecimento de eletricidade à Finlândia por falta de pagamento a partir de amanhã, informou a RAO Nordic subsidiária da empresa russa Inter RAO. O anúncio acontece dias após líderes finlandeses sinalizarem apoio à entrada do país na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Segundo a Fingrid, operadora do sistema nacional de transmissão, o suprimento de eletricidade na Finlândia não está sob ameaça, uma vez que as importações russas representam cerca de 10% do consumo total no país.
LEIA TAMBÉM: Membro da Otan, Turquia se opõe à entrada de Suécia e Finlândia
"A falta de importação de eletricidade da Rússia será compensada importando mais eletricidade da Suécia e gerando mais eletricidade na Finlândia",garantiu o vice-presidente sênior de operações do sistema de energia da Fingrid, Reima Päivinen.
O processo de adesão da Finlândia à Otan não foi citado como motivo para a suspensão, mas a Rússia ameaçou tomar medidas retaliatórias de naturezas militar e política. A Suécia também indicou que deve solicitar entrada na aliança. As medidas rompem com décadas de neutralidade das nações nórdicas, em meio aos efeitos da invasão russa da Ucrânia.