Segundo porta-voz do governo, "as exportações de legumes europeus serão retomadas esta semana, talvez amanhã" (Natalia Kolesnikova/AFP)
Da Redação
Publicado em 22 de junho de 2011 às 11h15.
Bruxelas, Bélgica - A Rússia suspenderá esta semana o embargo imposto à importação de legumes europeus em resposta ao alerta provocado por uma virulenta cepa da bactéria E.coli, anunciou a Comissão Europeia.
As autoridades russas assinaram nesta quarta-feira o acordo durante uma visita do comissário europeu de Saúde, John Dalli, a Moscou para recordar a promessa feita no início do mês pelo presidente Dmitri Medvedev de suspender o embargo.
"As exportações de legumes europeus serão retomadas esta semana, talvez amanhã", anunciou um porta-voz da Comissão Europeia em Bruxelas.
A decisão russa, motivada pela propagação da bactéria Escherichia Coli entero-hemorrágica (EHEC), que deixou dezenas de mortos na Alemanha, irritou os países europeus, já que 25% das exportações de hortaliças do bloco têm a Rússia como destino, o que representa 600 milhões de euros (866 milhões de dólares) por ano.