Mundo

Rússia se diz "satisfeita" com reeleição de Blatter

A Rússia se mostrou satisfeita com a reeleição do suíço como presidente da FIFA, afirmando que a escolha foi democrática

Joseph Blatter: "nós, certamente, estamos satisfeitos com o resultado (da votação). A Rússia apoiava Blatter", disse ministro (Arnd Wiegmann/Reuters)

Joseph Blatter: "nós, certamente, estamos satisfeitos com o resultado (da votação). A Rússia apoiava Blatter", disse ministro (Arnd Wiegmann/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de maio de 2015 às 16h12.

Moscou - A Rússia mostrou-se nesta sexta-feira "satisfeita" com a reeleição do suíço Joseph Blatter como presidente da FIFA, a quem tinha apoiado antes e depois da explosão, nesta semana, de um escândalo de corrupção na entidade.

"Nós, certamente, estamos satisfeitos com o resultado (da votação). A Rússia apoiava Blatter. Foram eleições democráticas. A vitória de Blatter foi justa", disse Vitali Mutko, ministro de Esportes do país, à imprensa local.

Membro do comitê executivo da FIFA, Mutko participou hoje da escolha realizada em Zurique, na qual o único adversário de Blatter foi o príncipe jordaniano Ali Bin al Hussein.

"Ao mesmo tempo, como membros da família europeia, consideramos que é preciso extrair importantes conclusões e fazer todo o possível para que haja mudanças", acrescentou.

Um dia antes da explosão do escândalo, Mutko afirmou que "não há alternativa a Blatter" e que, "comparada com outras federações internacionais, pode se dizer que a FIFA é a mais transparente e aberta".

Por sua vez, o presidente da União de Futebol da Rússia (UFR), Nikolai Tolstykh, felicitou Blatter por sua reeleição para um quinto mandato.

"Blatter entende os problemas e os desafios de nosso tempo e sabe o caminho pelo qual o futebol deve se desenvolver. Trata-se de um experiente diretor que conta com o respaldo de grande parte do mundo do futebol", comentou.

Ontem, o presidente russo, Vladimir Putin, denunciou que a prisão de dirigentes da FIFA por corrupção a pedido da Justiça dos EUA era uma tentativa de impedir a reeleição de Blatter.

"Não me restam dúvidas de que é uma clara tentativa de não permitir a reeleição de Blatter como presidente da FIFA, isso é uma grosseira violação dos princípios de funcionamento das organizações internacionais", disse.

Além disso, Putin denunciou que alguns países exerceram "pressões" sobre Blatter "para impedir a realização da Copa do Mundo de 2018 na Rússia".

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEsportesEuropaFifaFutebolRússia

Mais de Mundo

Magnata vietnamita terá que pagar US$ 11 bi se quiser fugir de pena de morte

França afirma que respeitará imunidade de Netanyahu se Corte de Haia exigir prisão

Em votação apertada, Parlamento Europeu aprova nova Comissão de Ursula von der Leyen

Irã ativa “milhares de centrífugas” em resposta à agência nuclear da ONU