Mundo

Rússia restabelece circulação na Ponte da Crimeia após ataque ucraniano

Autoridades russas atribuíram o segundo fechamento da ponte à presença de um grande número de drones navais ucranianos na costa da Crimeia

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 3 de junho de 2025 às 15h01.

Tudo sobreRússia
Saiba mais

As autoridades russas restabeleceram a circulação na Ponte da Crimeia, que liga a península anexada à Rússia continental, após seu fechamento por duas horas e meia nesta terça-feira, depois que a Ucrânia alegou ter danificado suas fundações em uma operação especial.

"O tráfego na Ponte da Crimeia foi retomado", afirmou o centro de informações de tráfego rodoviário, citado por agências de notícias russas.

Esta foi a segunda interrupção de trânsito hoje, terça-feira, após o acesso à ponte ter sido fechado das 6h (hora local, 0h de Brasília) até pouco depois das 9h (3h).

As autoridades russas atribuíram o segundo fechamento da ponte à presença de um grande número de drones navais ucranianos na costa da Crimeia, que poderiam ter como alvo a ponte.

A suspensão do tráfego ocorreu logo após a Ucrânia informar que havia atacado com sucesso uma das fundações da ponte e divulgado um vídeo da explosão.

De acordo com o Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU), às 4h44 (hora local (22h44 de segunda-feira em Brasília), uma carga explosiva de 1.100 quilos foi detonada debaixo d'água perto de uma das fundações da ponte.

Este é o terceiro ataque ucraniano desde o início da guerra contra esta ponte, cuja construção foi ordenada pelo presidente russo, Vladimir Putin, após a anexação da península da Crimeia pela Rússia em 2014.

Acompanhe tudo sobre:Vladimir PutinRússiaGuerrasUcrânia

Mais de Mundo

México pede que EUA reconheçam que têm 'um problema grave de consumo de drogas'

Rússia considera 'inaceitável' plano europeu para força de paz na Ucrânia

Trump publica carta endereçada a Bolsonaro e volta a criticar processo no STF

Casa Branca responde Lula e diz que Trump não quer ser o 'imperador do mundo'