Mundo

Rússia rejeita trégua na Ucrânia proposta por França e Reino Unido

Moscou se opõe à mobilização de tropas europeias na Ucrânia e alerta Otan

Rússia rejeita cessar-fogo e diz que trégua beneficiaria a Ucrânia (Anadolu Agency/Getty Images)

Rússia rejeita cessar-fogo e diz que trégua beneficiaria a Ucrânia (Anadolu Agency/Getty Images)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 6 de março de 2025 às 11h04.

O governo da Rússia classificou como "inaceitável" a proposta de cessar-fogo de um mês na Ucrânia, apresentada por França e Reino Unido, segundo declarou nesta quinta-feira (7) a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova.

“São necessários acordos firmes para uma solução definitiva. Todo o resto, como pausas ou reagrupamentos, leva ao resultado oposto”, afirmou Zakharova.

Para Moscou, a iniciativa de Londres e Paris tem o objetivo de dar "um respiro a qualquer preço" às forças ucranianas para evitar um colapso no campo de batalha.

Rússia rejeita tropas europeias na Ucrânia

Mais cedo, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, também se manifestou contra a possível mobilização de forças europeias na Ucrânia como parte de negociações de paz.

“Isso significaria uma participação oficial e não dissimulada da Otan na guerra contra a Rússia. Não podemos permitir que isso aconteça”, declarou Lavrov.

A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa ao lado do ministro das Relações Exteriores do Zimbábue, Amon Murwira.

Kremlin reforça posição contra cessar-fogo

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, reiterou que Moscou não permitirá o envio de forças europeias à Ucrânia, reforçando a posição russa de que qualquer trégua temporária beneficiaria Kiev militarmente.

Segundo Maria Zakharova, a Ucrânia busca fortalecer seu potencial militar e preparar novas ofensivas. Para o governo russo, isso significaria apenas o adiamento de novos confrontos, tornando o conflito ainda mais duradouro.

A recusa russa ocorre em meio à escalada das tensões no front e ao impasse diplomático entre Moscou e as potências ocidentais.

Acompanhe tudo sobre:RússiaUcrâniaFrançaReino Unido

Mais de Mundo

Frustrado com Putin, Trump sondou Zelensky sobre capacidade de ataque a Moscou, diz jornal

Tarifa de Trump ao Brasil afetará mais de 6.500 pequenas empresas dos EUA, dizem câmaras de comércio

Nem em piores pesadelos imaginaria uma tarifa de Trump assim, diz diretor da Suzano

China chama de 'coerção' ameaça de Trump a parceiros da Rússia e promete mais apoio a Putin