Mundo

Rússia rejeita resolução sobre a Síria apresentada à ONU

O país ameaça usar seu veto se o plano for submetido à votação no Conselho de Segurança nesta quinta-feira

Explosão na Síria: no projeto, europeus e americanos dão dez dias ao regime sírio  para que retire suas tropas e armas pesadas das cidades rebeldes, sob pena de sanções (Sana/AFP)

Explosão na Síria: no projeto, europeus e americanos dão dez dias ao regime sírio para que retire suas tropas e armas pesadas das cidades rebeldes, sob pena de sanções (Sana/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de julho de 2012 às 13h56.

Moscou - A Rússia classificou de "inaceitável" o projeto de resolução sobre a Síria apresentado na quarta-feira à ONU pelos ocidentais, ameaçando impor seu veto se o plano for submetido a votação no Conselho de Segurança nesta quinta-feira.

"Seu projeto não é equilibrado", são impostas obrigações apenas ao governo sírio, e, por isso, é "inaceitável", declarou o vice-ministro russo das Relações Exteriores, Guennadi Gatilov, citado pela agência de notícias Interfax.

"Essa é a razão pela qual nós consideramos que esse projeto não está em conformidade com o comunicado de Genebra (de 30 de junho), nem com o conteúdo do plano de paz de (o emissário internacional) Kofi Annan, e é para nós inaceitável", acrescentou.

Mas se os ocidentais decidirem apresentar o texto "mesmo sabendo que para nós seu conteúdo é inaceitável, não permitiremos a sua adoção", disse Gatilov.

A Rússia, aliada do governo de Damasco desde a era soviética, possui, em sua condição de membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, um direito de veto.

Em seu texto, europeus e americanos dão um prazo de dez dias ao regime de Damasco para que retire suas tropas e armas pesadas das cidades rebeldes, sob pena de sanções econômicas.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaConselho de Segurança da ONUDiplomaciaEuropaONURússiaSíria

Mais de Mundo

Nasa vai anunciar projeto para construir usina nuclear na Lua, diz site

Democratas deixam Texas para bloquear manobra republicana que redistribui distritos eleitorais

Milei veta aumento a aposentados e pensionistas por invalidez na Argentina

China lidera mercado global de robótica pelo 12º ano consecutivo, com 302 mil unidades vendidas