Mundo

Rússia recorre à OMC contra regulamentação energética da UE

Ministério da Economia considerou que regulamentação energética europeia "cria sérios obstáculos para que seja garantido fornecimento sólido de gás russo à UE"


	Maxime Medvedkov: regulamentação energética europeia impõe a abertura do acesso de seus gasodutos na Europa para a concorrência, explicou Maxime Medvedkov, responsável pelas negociações comerciais

	
	
 (KOMMERSANT/AFP/Arquivos)

Maxime Medvedkov: regulamentação energética europeia impõe a abertura do acesso de seus gasodutos na Europa para a concorrência, explicou Maxime Medvedkov, responsável pelas negociações comerciais (KOMMERSANT/AFP/Arquivos)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de abril de 2014 às 18h43.

A Rússia apresentou, nesta quarta-feira, uma nova queixa na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a regulamentação energética europeia, revelou uma autoridade de alto escalão do Ministério russo da Economia.

A regulamentação energética europeia impõe - sobretudo a produtores como a Gazprom - a abertura do acesso de seus gasodutos na Europa para a concorrência, explicou Maxime Medvedkov, que é responsável pelas negociações comerciais no Ministério da Economia.

Citado pela agência de notícias russa Interfax, Medvedkov considerou que a regulamentação energética europeia "cria sérios obstáculos para que seja garantido um fornecimento sólido de gás russo à União Europeia (UE)".

Em dezembro, a Rússia já havia depositado uma queixa na OMC contra a taxa imposta pela UE a uma série de importações russas, alegando que os industriais do país se beneficiam de preços mais baixos de energia.

Segundo Medvedkov, a Rússia tentou durante vários anos resolver a controvérsia em nível bilateral, sem êxito. Ele negou qualquer relação entre a queixa na OMC e a crise na Ucrânia, que deixa Rússia e Ocidente em lados opostos.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaUnião EuropeiaRússiaOMC – Organização Mundial do Comércio

Mais de Mundo

Chumbo, arsênio e cianeto: nuvem tóxica contaminou casas que resistiram a incêndios em Los Angeles

Lula diz que abordará guerra da Ucrânia com Trump: ‘Quem sabe nossa química seja levada ao Putin’

Governo dos EUA diz que não pretende sair da ONU, apenas dar um 'empurrão'

Lula diz que ficou feliz com 'química' com Trump: 'falei a ele que temos muito o que conversar’