Mundo

Rússia quer que Apple e SAP cooperem contra espionagem

País sugeriu que companhias deem acesso aos seus códigos-fonte para o governo para assegurar que seus produtos não são ferramentas para espionagem


	Espionagem digital: ministério disse que a proposta visa assegurar os direitos de consumidores e usuários empresariais à privacidade
 (Getty Images)

Espionagem digital: ministério disse que a proposta visa assegurar os direitos de consumidores e usuários empresariais à privacidade (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de julho de 2014 às 13h18.

Moscou - A Rússia propôs que a Apple e a SAP deem acesso aos seus códigos-fonte para o governo para assegurar que seus produtos amplamente usados não são ferramentas para espionagem contra instituições do Estado.

A sugestão de que duas das principais companhias de tecnologia do mundo revelem alguns de seus mais sensíveis segredos empresariais surge à medida que os Estados Unidos e a União Europeia discutem as sanções mais severas até agora contra a Rússia por seu papel na Ucrânia.

A proposta russa foi expressada na semana passada quando o ministro das Comunicações, Nikolai Nikiforov, se encontrou com o gerente-geral da Apple na Rússia, Peter Engrob Nielsen, e o diretor-gerente da SAP no país, Vyacheslav ORekhov, disse o Ministério das Comunicações em um comunicado.

O ministério disse que a proposta visa assegurar os direitos de consumidores e usuários empresariais à privacidade de seus dados pessoais, como também por questões de segurança do Estado.

Embora cercada pela linguagem de proteção à privacidade, qualquer medida russa para forçar estas companhias a divulgar o funcionamento interno de seus softwares pode representar uma grande ameaça à viabilidade deles caso percam o controle do código-fonte. O ministério citou sua cooperação de mais de uma década com a Microsoft.

A companhia norte-americana tem compartilhado seu código-fonte para o sistema operacional Windows e outros produtos desde 2003 com a Atlas, uma instituição de tecnologia que se reporta ao ministério das Comunicações russo.

Acompanhe tudo sobre:AppleÁsiaEmpresasEmpresas alemãsEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaEspionagemEuropaRússiaSAPTecnologia da informação

Mais de Mundo

Morte do Papa João Paulo II completa 20 anos

EUA anuncia o envio do segundo porta-aviões ao Oriente Médio em meio à escalada de tensões na região

Israel anuncia que eliminará tarifas sobre produtos importados dos EUA

Senador americano protesta contra política de Trump em discurso que já dura mais de 20 horas