Mundo

Rússia quer fundo global para enfrentar acidentes ambientais

O presidente russo, Dmitry Medvedev, disse que espera levantar a questão na cúpula do G20, no Canadá, no final de junho.

"Talvez nós devêssemos considerar criar um fundo global para ter mais segurança frente a esse tipo de risco", disse Medvedev (.)

"Talvez nós devêssemos considerar criar um fundo global para ter mais segurança frente a esse tipo de risco", disse Medvedev (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

Moscou - O presidente russo, Dmitry Medvedev, pediu neste sábado que as potências econômicas mundiais considerem criar um fundo global para abordar desastres ambientais de grande escala, como o derramamento de petróleo no Golfo do México.

"Talvez nós devêssemos considerar criar um fundo global para ter mais segurança frente a esse tipo de risco (ambiental)", disse o presidente no blog oficial do Kremlin.

Medvedev disse que espera levantar a questão na cúpula do G20, no Canadá, no final de junho.

A Rússia acompanhou de perto a reação da BP ao derramamento, em parte porque 25 por cento da produção total da gigante britânica vem da joint venture TNK-BP, com sede em Moscou.

O vice-primeiro-ministro russo, Igor Sechin, disse neste sábado que o país implementará exigências mais rígidas de segurança para produtores de petróleo após o vazamento da BP, considerado o maior desastre ambiental da história dos Estados Unidos.

Medvedev também pediu pela criação de uma nova estrutura legal para lidar com desastres dessas dimensões.

"Nós precisamos implementar uma estrutura moderna de lei internacional nessa área, talvez na forma de uma convenção de vários acordos que abordem as questões que surgem em desastres como o do Golfo do México", escreveu.

Líderes do Grupo das 20 nações desenvolvidas e emergentes vão se reunir em Toronto nos dias 25 e 26 de junho.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEnergiaEstados Unidos (EUA)EuropaOceanosPaíses ricosPetróleoPoluiçãoRússia

Mais de Mundo

Qual visto é necessário para trabalhar nos EUA? Saiba como emitir

Talibã proíbe livros 'não islâmicos' em bibliotecas e livrarias do Afeganistão

China e Brasil fortalecem parceria estratégica e destacam compromisso com futuro compartilhado

Matt Gaetz desiste de indicação para ser secretário de Justiça de Donald Trump