Mundo

Rússia precisa pedir que separatistas ucranianos se desarmem

John Kerry disse que a Rússia deveria fazer um apelo aos separatistas da Ucrânia para que se desarmem dentro "das próximas horas"


	Kerry: "gostaríamos de ver um esforço cooperativo entre os Estados Unidos, a Europa e a Rússia e os ucranianos"
 (Jim Bourg/AFP)

Kerry: "gostaríamos de ver um esforço cooperativo entre os Estados Unidos, a Europa e a Rússia e os ucranianos" (Jim Bourg/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de junho de 2014 às 08h51.

Paris - Depois de se reunir com o chanceler da França nesta quinta-feira, o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, disse que a Rússia deveria fazer um apelo aos separatistas da Ucrânia para que se desarmem dentro "das próximas horas".

"Nós estamos de pleno acordo em que é crucial para a Rússia mostrar nas próximas horas, literalmente, que está agindo para ajudar a desarmar os separatistas, encorajá-los a se desarmarem, pedir-lhes que deponham as armas e comecem a fazer parte de um processo legítimo", disse Kerry a repórteres em Paris.

Ele acrescentou que os líderes da União Europeia iriam discutir possíveis sanções contra a Rússia em sua reunião de cúpula na Bélgica, que começa nesta quinta-feira.

"Todos nós concordamos que eles precisam estar dispostos. Mas nossa preferência é não entrar no plano das sanções. Nós gostaríamos de ver um esforço cooperativo entre os Estados Unidos, a Europa e a Rússia e os ucranianos", disse ele.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPaíses ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)EuropaRússiaUcrâniaJohn Kerry

Mais de Mundo

Mauro Vieira e Marco Rubio devem se encontrar novamente nesta quinta-feira

Eleições no Chile: conheça candidatos, favoritos e acompanhe as pesquisas

Trump assina lei que acaba com paralisação mais longa do governo dos EUA

'Safáris humanos': o caso de italianos que pagavam R$ 600 mil para matar civis