Mundo

Rússia pede restabelecimento de vínculos entre Kiev e leste

Ministro russo pediu breve restabelecimento dos vínculos entre Kiev e o leste do país, pró-Rússia


	O chanceler russo, Sergei Lavrov: Lavrov reiterou sua chamada a investigar os casos de violação de direitos humano
 (Alexander Nemenov/AFP)

O chanceler russo, Sergei Lavrov: Lavrov reiterou sua chamada a investigar os casos de violação de direitos humano (Alexander Nemenov/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de novembro de 2014 às 12h40.

Moscou - O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, advogou nesta sexta-feira por um breve "restabelecimento dos vínculos" entre Kiev e o leste pró-Rússia, que estão em conflito desde abril após a derrocada do presidente Viktor Yanukovich.

"Queremos que seja restabelecido o mais rápido possível os vínculos entre Donetsk e Lugansk e as autoridades de Kiev", disse o chefe da diplomacia russa em entrevista coletiva.

Lavrov assegurou que "os que foram escolhidos por seus povos como líderes daquelas regiões (no leste) advogam por esforços conjuntos para estabelecer um espaço comum econômico, cultural e político".

Além disso, Lavrov reiterou sua chamada a investigar os casos de violação de direitos humanos durante o conflito, que já causou a morte de mais de quatro mil pessoas, segundo dados da ONU.

"Sublinhamos a necessidade de realizar uma investigação transparente e imparcial das violação dos direitos humanos incluindo os trágicos fatos no Maidan (Kiev), Odessa, Mariupol e outras localidades", asseverou.

Neste contexto, o chanceler propôs que o Conselho da Europa contribua para a supervisão do cumprimento dos Direitos Humanos na Ucrânia "não só neste, mas também em outras regiões onde ocorrem excessos".

"Essa inspeção é necessária urgentemente dado que muitas convenções do Conselho da Europa não são cumpridas em todo o território da Ucrânia", disse Lavrov.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCrise políticaEuropaRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA