Mundo

Rússia organizará competição paralela aos Jogos Paralímpicos

No início de agosto, o Comité Internacional Paralímpico decidiu excluir o Comitê Paralímpico Russo em consequência de um vasto escândalo de doping


	Comitê Paralímpico Russo: o evento começará em 7 de setembro, dia da cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos
 (Maxim Zmeyev / Reuters)

Comitê Paralímpico Russo: o evento começará em 7 de setembro, dia da cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos (Maxim Zmeyev / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de agosto de 2016 às 13h38.

A Rússia vai organizar a partir da próxima quarta-feira uma competição de dois dias para seus atletas paralímpicos, excluídos dos Jogos do Rio, anunciou o presidente do Comitê Paralímpico Russo, Vladimir Lukin.

"Planejamos organizar uma série de competições para os atletas paralímpicos do país em um centro de treinamento da região de Moscou", afirmou.

O evento começará em 7 de setembro, dia da cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos do Rio, e terminará no dia seguinte, enquanto a competição no Brasil prosseguirá até 18 de setembro.

No início de agosto, o Comité Internacional Paralímpico decidiu excluir o Comitê Paralímpico Russo em consequência de um vasto escândalo de doping.

Na semana passada, o Tribunal Arbitral do Esporte rejeitou o recurso apresentado pelos russos, uma decisão considerada "fora da lei, moral e humana", pelo presidente russo Vladimir Putin.

A Rússia foi acusada pela Agência Mundial Antidoping (Wada) de ter colocado em prática um imenso sistema de doping. Para os Jogos do Rio-2016, o Comitê Olímpico Internacional (COI) estabeleceu que cada federação esportiva deveria decidir quais atletas poderiam competir nas Olimpíadas.

Com a decisão, a Rússia perdeu 113 atletas para os Jogos Rio-2016, incluindo quase toda a delegação do atletismo (67 atletas de 68).

Apesar da retirada de quase um terço de seus atletas, a Rússia terminou a Rio-2016 em quarto lugar no quadro de medalhas, com 19 ouros.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDopingEsportesEuropaJogos ParalímpicosOlimpíada 2016OlimpíadasRússia

Mais de Mundo

Secretário da Saúde de Trump diz que 20% das demissões feitas por Musk foram erros

Califórnia quer ficar isenta de represália comercial contra os EUA

Juiz ordena que imigrante deportado por engano para prisão em El Salvador retorne aos EUA

Reino Unido corre para fechar um acordo após tarifas de 10% impostas por Trump