Mundo

Rússia não pode redesenhar fronteiras pela força, diz Obama

Obama disse que a Rússia não pode pretender "redesenhar as fronteiras da Europa pela força", além de afirmar que seu governo continua buscando a diplomacia

O presidente americano Barack Obama: "Washington continua buscando uma solução diplomática" para a crise da Ucrânia (Saul Loeb/AFP)

O presidente americano Barack Obama: "Washington continua buscando uma solução diplomática" para a crise da Ucrânia (Saul Loeb/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de fevereiro de 2015 às 15h11.

Washington - O presidente Barack Obama alertou nesta segunda-feira que a Rússia não pode pretender "redesenhar as fronteiras da Europa pela força das armas".

"Washington continua buscando uma solução diplomática" para a crise da Ucrânia, assegurou Obama durante coletiva de imprensa na Casa Branca com a chanceler alemã Angela Merkel.

Obama disse ainda que não decidiu se enviará ou não armas à Ucrânia para ajudar este país em sua batalha contra os separatistas pró-russos.

"A possibilidade de uma defesa letal é uma dessas opções que está sendo estudada. Mas ainda não tomei uma decisão a respeito", indicou.

Merkel, por sua vez, indicou que a paz na Europa está em jogo no conflito da Ucrânia se o principal de integridade territorial do continente for ameaçado.

"Se renunciarmos ao princípio da integridade territorial, não estaremos em condições de manter a ordem e a paz na Europa", enfatizou,.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)EuropaRússiaBarack ObamaUcrânia

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista