Mundo

Rússia não deve usar o gás como ferramenta política

Segundo porta-voz da Comissão Europeia, seria do interesse de todos que o gás não seja usado como "ferramenta política"

Um manifestante pró-russo olha por seus binóculos perto da entrada de prédio da administração de Donetsk (Maks Levin/Reuters)

Um manifestante pró-russo olha por seus binóculos perto da entrada de prédio da administração de Donetsk (Maks Levin/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de abril de 2014 às 13h39.

Bruxelas - A Rússia não deve usar o fornecimento de gás para a Europa como uma "ferramenta política", disse hoje a porta-voz da Comissão Europeia, Pia Ahrenkilde Hansen.

"Nossa mensagem foi clara: é do interesse de todos que a energia não seja utilizada como uma ferramenta política", afirmou Hansen.

Ontem, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que o fornecimento de gás para a Ucrânia pode ser cortado a menos que Kiev pague suas dívidas, uma iniciativa que, segundo ele, pode colocar em risco as entregas de gás para a Europa. Em carta aos líderes europeus, Putin afirmou que a Ucrânia precisa imediatamente lidar com suas dívidas crescentes com a estatal de gás russa Gazprom ou arrisca a interrupção do fornecimento "total ou parcial".

Sabine Berger, porta-voz do chefe de Energia da UE, Guenther Oettinger, disse que, por enquanto, o fornecimento de gás à UE provenientes da Rússia é "normal e estável, e esperamos que todos os lados respeitem o seu compromisso". Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCrise políticaDiplomaciaEuropaGásPolíticaRússia

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado