Mundo

Milhares se reúnem em ato de apoio a Putin na Rússia

Falando o slogan "proteger o país", partidários do premiê marcharam ao longo do Rio Moscou

Assessores de Putin disseram que o premiê poderia participar do comício, que ocorrerá no palco usado para as maiores partidas de futebol e concertos de rock do país (Alexey Druzhinin/AFP)

Assessores de Putin disseram que o premiê poderia participar do comício, que ocorrerá no palco usado para as maiores partidas de futebol e concertos de rock do país (Alexey Druzhinin/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de fevereiro de 2012 às 05h49.

Moscou - Dezenas de milhares de simpatizantes de Vladimir Putin se reuniram em Moscou nesta quinta-feira tentando provar que a sua candidatura à presidência da Rússia goza de apoio popular - apesar de uma explosão de protestos por parte da oposição. Entoando o slogan "proteger o país", partidários de Putin marcharam ao longo do Rio Moscou e depois se reuniram nas imediações do Estádio Luzhniki para um comício gigantesco. A eleição presidencial acontece no dia 4 de março.

Assessores de Putin disseram que o primeiro-ministro poderia participar do comício, que ocorrerá no palco usado para as maiores partidas de futebol e concertos de rock em Moscou. Mas Putin ainda não confirmou seus planos. O evento coincide com o feriado do Dia do Defensor da Pátria, que nos tempos da extinta União Soviética comemorava as conquistas do Exército Vermelho e glorificava o poderio militar da nação.

Putin aproveitou a retórica do feriado. "Temos que garantir nossa soberania. Ninguém deve ser capaz de meter o nariz em nossos assuntos", disse o primeiro-ministro em encontro com comandantes militares nesta Quarta-feira. Os organizadores do evento de apoio a Putin esperam que 40 mil pessoas estejam presentes no início da marcha e que 100 mil participem do encontro no estádio - que culminará com um comício de 90 minutos. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaOposição políticaPolíticaPolítica no BrasilProtestosRússia

Mais de Mundo

Há 43 anos no poder, presidente mais velho do mundo anuncia candidatura para oitavo mandato

Frustrado com Putin, Trump sondou Zelensky sobre capacidade de ataque a Moscou, diz jornal

Tarifa de Trump ao Brasil afetará mais de 6.500 pequenas empresas dos EUA, dizem câmaras de comércio

Nem em piores pesadelos imaginaria uma tarifa de Trump assim, diz diretor da Suzano