Mundo

Rússia fecha quatro McDonald's em meio a tensões na Ucrânia

País ordenou o fechamento de quatro lanchonetes na esteira da deterioração nas relações com os EUA por conta da Ucrânia

Pessoas passam por um restaurante fechado da rede McDonald's, em Moscou (Tatyana Makeyeva/Reuters)

Pessoas passam por um restaurante fechado da rede McDonald's, em Moscou (Tatyana Makeyeva/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de agosto de 2014 às 17h49.

Moscou - A Rússia ordenou o fechamento temporário de quatro lanchonetes McDonald's em Moscou nesta quarta-feira na esteira da deterioração nas relações com os Estados Unidos por conta da Ucrânia, ainda que a justificativa oficial seja violações sanitárias.

Entre as quatro lanchonetes interditadas pela vigilância sanitária russa está a primeira unidade aberta na Rússia nos últimos dias da União Soviética, e que a empresa diz ser o mais frequentado do mundo.

No final da tarde desta quarta-feira, as luzes estavam apagadas no estabelecimento, normalmente lotado, e um aviso na porta informa o fechamento “por motivos técnicos”.

As ações do McDonald's caíram 0,28 por cento, enquanto o índice S&P da bolsa teve alta de 0,25 por cento.

A vigilância sanitária, conhecida na Rússia como Rospotrebnadzor, afirmou em um comunicado que inspetores encontraram diversas violações sanitárias, e uma fonte da agência disse que partes das instalações da lanchonete foram interditadas.

Indagado se a decisão foi uma retaliação aos EUA e a outros países que impuseram sanções econômicas a Moscou em reação à crise ucraniana, a fonte se recusou a comentar e mencionou o comunicado sobre as violações sanitárias.

O escritório central do McDonald's em Illinois declarou: “Estamos estudando atentamente o tema dos documentos para definir o que deve ser feito para reabrir os assim que possível”.

Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoÁsiaComércioCrise políticaDiplomaciaEmpresasEmpresas americanasEuropaFast foodFranquiasMcDonald'sRestaurantesRússia

Mais de Mundo

Hamas diz a Netanyahu que expandir ofensiva em Gaza 'não será fácil' e preço 'será alto'

Governo dos EUA deixa aberta possibilidade de sancionar China por comprar petróleo russo

Milionário morre ao levar chifrada de búfalo durante caça na África do Sul

FBI vai se aliar ao Texas para localizar congressistas democratas que deixaram o estado