Mundo

Rússia faz alerta à Ucrânia contra integração com Otan

País afirma que tentativas anteriores de Kiev de aproximar-se do bloco prejudicaram os laços com Moscou


	Soldado da Otan: governo russo alertou que os futuros laços econômicos entre Moscou e Kiev "vão depender profundamente das ações que a Ucrânia tomar em sua política externa"
 (Massoud Hossaini/AFP)

Soldado da Otan: governo russo alertou que os futuros laços econômicos entre Moscou e Kiev "vão depender profundamente das ações que a Ucrânia tomar em sua política externa" (Massoud Hossaini/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de abril de 2014 às 11h41.

Moscou - A Rússia fez um alerta à Ucrânia nesta terça-feira contra a integração com a Otan, afirmando que tentativas anteriores de Kiev de aproximar-se do bloco prejudicaram os laços com Moscou e provocaram problemas entre o governo russo e a aliança militar.

"(Tentativas anteriores) levaram ao congelamento dos contatos políticos russos-ucranianos, a dores de cabeça entre Otan e Rússia... e a divisões da sociedade ucraniana", disse o Ministério das Relações Exteriores russo, ao mesmo tempo em que chanceleres dos países-membros da Otan se reuniam em Bruxelas.

O governo russo alertou que os futuros laços econômicos entre Moscou e Kiev "vão depender profundamente das ações que a Ucrânia tomar em sua política externa".

A declaração demonstra a sensibilidade das relações entre Moscou e a Otan, sua adversária na Guerra Fria, e a Ucrânia, com quem os laços com a Rússia se deterioram desde a deposição do presidente ucraniano pró-Moscou Viktor Yanukovich como presidente em 22 de fevereiro.

Moscou considera a Ucrânia, uma ex-república soviética, como parte de sua tradicional esfera de influência e quer uma cláusula de neutralidade incluída na Constituição da Ucrânia para impedir que o país ingresse na Otan.

A Ucrânia tentou entrar na Otan durante o regime do presidente Viktor Yushchenko entre 2005 e 2010.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaOtanRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Cuba considera “muito danoso” efeito de voltar a lista de países que patrocinam terrorismo

Musk poderá comprar TikTok se ele quiser, diz Trump

Presidente do Panamá envia carta à ONU criticando comentários de Trump sobre Canal durante posse

México devolverá a países de origem migrantes afetados pelas restrições de Trump