Mundo

Rússia enviou cerca de 30.000 soldados e armas para Belarus, diz Otan

O deslocamento incluiu forças de operações especiais Speznaz, caças SU-35, mísseis Iskander de dupla capacidade e sistemas de defesa aérea S-400

Rússia: O destacamento de tropas adicionais dos Estados Unidos no Leste Europeu está aumentando as tensões na região (AFP/AFP)

Rússia: O destacamento de tropas adicionais dos Estados Unidos no Leste Europeu está aumentando as tensões na região (AFP/AFP)

R

Reuters

Publicado em 3 de fevereiro de 2022 às 09h43.

Última atualização em 3 de fevereiro de 2022 às 10h01.

A Rússia tem transportado cerca de 30.000 soldados e armas modernas para Belarus nos últimos dias, o maior destacamento militar de Moscou para o país desde o fim da Guerra Fria, disse o secretário-geral da aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, nesta quinta-feira.

O deslocamento incluiu forças de operações especiais Speznaz, caças SU-35, mísseis Iskander de dupla capacidade e sistemas de defesa aérea S-400, disse ele aos repórteres em Bruxelas.

"Tudo isso será combinado com o exercício anual das forças nucleares russas", acrescentou ele. O termo capacidade dupla, que Stoltenberg usou para os mísseis Iskander, é usado para descrever armas destinadas à guerra convencional e nuclear.

Kremlin diz que aumento de tropas dos EUA alimenta tensões na Europa

O destacamento de tropas adicionais dos Estados Unidos no Leste Europeu está aumentando as tensões na região, disse o Kremlin nesta quinta-feira, depois que Washington disse que enviará 3.000 tropas extras para a Polônia e a Romênia.

A Rússia acumulou dezenas de milhares de tropas perto de sua fronteira com a Ucrânia, exigindo que os Estados Unidos e a aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) prometam não permitir a adesão de Kiev ao bloco militar liderado pelos EUA, mas negando qualquer plano de invasão do país vizinho.

A Casa Branca disse nesta semana que tropas extras protegeriam o Leste Europeu de um possível transbordamento da crise ucraniana.

Acompanhe tudo sobre:EuropaOtanRússiaUcrânia

Mais de Mundo

EUA anuncia medidas contra projetos chineses da Rota da Seda nas Américas após adesão da Colômbia

Peru anuncia criação de 'rota turística' do papa Leão XIV

'As ideias que Pepe plantou todos esses anos não morrem’, diz Lula no velório de Mujica

Inflação no Brasil vai cair conforme China exportar mais produtos para cá, diz estudo