Mundo

Rússia e Síria preparam plano sobre armas, diz ministro

Os dois países estão em contato para preparar um "plano viável, exato e concreto"


	Sergei Lavrov: o ministro disse que a proposta de colocar armas químicas sob controle internacional "não é bem a iniciativa russa", uma vez que ela surgiu de contatos com os EUA
 (Vasily Maximov/AFP)

Sergei Lavrov: o ministro disse que a proposta de colocar armas químicas sob controle internacional "não é bem a iniciativa russa", uma vez que ela surgiu de contatos com os EUA (Vasily Maximov/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de setembro de 2013 às 07h25.

Moscou - A Rússia está trabalhando com a Síria para preparar um plano concreto para colocar as armas químicas do país do presidente Bashar Assad sob controle internacional, disse o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira.

"O lado russo está atualmente preparando um plano viável, exato e concreto, sobre o qual o lado sírio está sendo contatado literalmente agora", disse Sergei.

O ministro acrescentou que a proposta de colocar armas químicas sob controle internacional "não é bem a iniciativa russa", uma vez que ela surgiu de contatos com autoridades norte-americanas e comentários do secretário de Estado dos EUA, John Kerry. Na segunda-feira, Kerry sugeriu que o presidente sírio, Bashar Assad, poderia evitar uma intervenção militar se entregasse suas armas químicas para a comunidade internacional.

"John Kerry e eu estamos em contato", disse Lavrov ao acrescentar que os dois se falaram na segunda-feira por telefone. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDiplomaciaEuropaRússiaSíria

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia