Mundo

Rússia diz que suspensão de exportações de cereais é provisória

Moscou - O vice-primeiro-ministro russo, Viktor Zubkov, assegurou hoje que é provisória a suspensão das exportações de cereais, que entrou em vigor neste domingo e fez disparar os preços no mercado internacional. "Posso garantir que a suspensão é provisória. Os parceiros estrangeiros nos dizem que compreendem as razões da decisão, já que a estabilidade do […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de agosto de 2010 às 09h00.

Moscou - O vice-primeiro-ministro russo, Viktor Zubkov, assegurou hoje que é provisória a suspensão das exportações de cereais, que entrou em vigor neste domingo e fez disparar os preços no mercado internacional.

"Posso garantir que a suspensão é provisória. Os parceiros estrangeiros nos dizem que compreendem as razões da decisão, já que a estabilidade do mercado interno é uma prioridade para qualquer país", declarou Zubkov à agência "Interfax".

Ele ressaltou que, apesar da suspensão, que ficará em vigor até o fim do ano, "os negócios com os parceiros internacionais serão preservados".

"Compreendemos as preocupações de nossos exportadores. Sempre apoiamos nossos empresários, inclusive os que operam nos mercados internacionais. Continuaremos fazendo isso", afirmou.

Além disso, ele destacou o início de um programa governamental de assistência aos agricultores afetados pela maior seca na história russa.

Em razão da seca, o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, anunciou no último dia 5 a suspensão das exportações de trigo, centeio, cevada, milho e farinha de trigo e de centeio, mas não de arroz.

A União Cerealista Russa não está de acordo com a medida adotada por Putin e havia pedido ao Governo que adiasse a medida até 1 de setembro para poder cumprir os contratos assinados com países como Egito, Turquia e Israel.

O presidente russo, Dmitri Medvedev, assegurou na sexta-feira passada que a grave seca que afeta a Rússia desde junho destruiu um quarto das plantações de cereais.

O Banco Mundial advertiu que a decisão da Rússia, um dos principais exportadores mundiais de grãos, poderia provocar uma crise global no fornecimento de cereais.

Leia mais notícias sobre a Rússia

Siga as notícias do site EXAME sobre Mundo no Twitter

Acompanhe tudo sobre:AlimentosÁsiaComércio exteriorEuropaExportaçõesRússiaTrigo

Mais de Mundo

Nicarágua multará e fechará empresas que aplicarem sanções internacionais

Conselho da Europa pede que países adotem noção de consentimento nas definições de estupro

Tesla reduz preços e desafia montadoras no mercado automotivo chinês

Alemanha prepara lista de bunkers e abrigos diante do aumento das tensões com a Rússia