Mundo

Rússia diz que governo da Síria e oposição estão em negociações

Ministro das Relações Exteriores da Rússia não disse onde as negociações estão ocorrendo e nem quais grupos opositores estão participando

Sergei Lavrov: ministro russo conversou com seu homólogo turco por telefone na terça-feira, e ambos acertaram pressionar por um cessar-fogo e preparar as conversas em Astana (Sergei Karpukhin/Reuters)

Sergei Lavrov: ministro russo conversou com seu homólogo turco por telefone na terça-feira, e ambos acertaram pressionar por um cessar-fogo e preparar as conversas em Astana (Sergei Karpukhin/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 27 de dezembro de 2016 às 10h44.

Moscou - O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse nesta terça-feira que o governo da Síria está dialogando com a oposição antes de possíveis conversas de paz em Astana, no Cazaquistão, relatou a agência de notícias Interfax.

Lavrov não disse onde as negociações atuais estão ocorrendo, e não está claro quais grupos opositores estão participando.

O Comitê de Altas Negociações (HNC, na sigla em inglês), um organismo que agrupa adversários armados e políticos do presidente sírio, Bashar al-Assad, informou não ter conhecimento das tratativas.

O HNC inclui grupos armados que combatem Assad sob a bandeira do Exército Livre da Síria, e participou de uma tentativa fracassada de iniciar conversas de paz no início deste ano.

Na semana passada, Rússia, Irã e Turquia disseram estar prontos para ajudarem a mediar um acordo de paz depois de realizarem conversas em Moscou durante as quais adotaram uma declaração delineando os princípios aos quais qualquer pacto deve se ater.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse que os três países e Assad concordaram que a capital cazaque deveria ser o cenário das novas conversas.

Lavrov conversou com seu homólogo turco por telefone na terça-feira, e ambos acertaram pressionar por um cessar-fogo e preparar as conversas em Astana, segundo a chancelaria russa.

A agência de notícias RIA citou uma fonte diplomática anônima segundo a qual representantes dos militares russos e turcos estão realizando consultas com a oposição síria em Ancara para saber como um possível cessar-fogo de âmbito nacional poderia ser efetivado.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasRússiaSíria

Mais de Mundo

G20: EUA reafirmam compromisso em fortalecer Ucrânia contra escalada russa

Xi Jinping chega ao Brasil para fortalecer relações bilaterais com Lula

Brasil assina acordo para trazer gás natural da Argentina ao mercado brasileiro

No RJ, presidente chinês afirma que mundo adentra um 'período de turbulência e mudança'