Acordo com Geórgia era última etapa no caminho para entrada da Rússia na OMC (Mahmud Turkia/AFP)
Da Redação
Publicado em 2 de novembro de 2011 às 16h53.
MOSCOU - A Rússia afirmou que chegou a um acordo com a Geórgia sobre comércio bilateral, abrindo caminho para a sua entrada na Organização Mundial do Comércio (OMC), após 18 anos de conversações, disse nesta quarta-feira o principal negociador russo.
O acordo com a Geórgia é a última etapa necessária antes da adesão da Rússia ao bloco comercial de 153 membros, o que consolidaria a integração da Rússia na economia mundial duas décadas após a queda da União Soviética.
"Estamos felizes que a Geórgia apoiou o esboço do acordo e que, finalmente, um acordo foi alcançado", disse o negociador russo Maxim Medvedkov à Reuters.
A entrada da Rússia deve abrir ainda mais a economia de cerca de 1,9 trilhão de dólares, ou 2,8 por cento da economia global, e seus defensores dizem que as regras da OMC poderiam ajudar a aumentar o fluxo de investimentos para o maior produtor mundial de energia.
As discussões entre o país e a Geórgia, ex-república soviética, derrotada pela Rússia em uma guerra em 2008, sobre como administrar o comércio vem retardando a entrada da Rússia na OMC, movimento que é apoiado pelos Estados Unidos e a União Europeia.
Mediadores suíços acertaram os detalhes finais de um acordo nos últimos dias na Geórgia e na Rússia.
A Geórgia disse que ainda não havia sido informada da decisão da Rússia. "Eles não deram um sim definitivo ou um não ainda", disse Sergi Kapanadze, vice-ministro das Relações Exteriores.