Mundo

Rússia diz que caça quase colidiu com avião oficial russo

A Rússia alegou que um jato francês chegou perto de uma aeronave que levava o presidente da Câmara Baixa do Parlamento quando cruzava o espaço aéreo da França


	Caça: Ministério das Relações Exteriores russo disse ter convocado o embaixador francês em Moscou para protestar
 (Wikimedia Commons)

Caça: Ministério das Relações Exteriores russo disse ter convocado o embaixador francês em Moscou para protestar (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de outubro de 2015 às 16h38.

Moscou - A Rússia alegou que um jato militar francês chegou perigosamente perto de uma aeronave que levava o presidente da Câmara Baixa do Parlamento russo quando cruzava o espaço aéreo da França nesta segunda-feira, mas Paris afirma que na verdade se tratava de um caça suíço.

O Ministério das Relações Exteriores russo disse ter convocado o embaixador francês em Moscou para protestar contra o que descreveu como "uma proximidade perigosa entre um caça da Força Aérea francesa em seu espaço aéreo nacional e uma aeronave levando uma delegação parlamentar russa".

Mas o Ministério da Defesa francês afirmou que nenhuma aeronave de seu país se envolveu no incidente, que de acordo com o relato de Moscou aconteceu nesta segunda-feira. O Ministério das Relações Exteriores da França declarou que o avião em questão era da Suíça, sem dar maiores detalhes.

"É uma aeronave suíça", disse um funcionário da pasta francesa. O porta-voz do aeroporto de Genebra, Bernard Stampfli, afirmou não ter informações sobre o suposto incidente, mas disse que o assunto está sendo investigado.

A França lamentou que seu embaixador foi convocado em Moscou, afirmaram os ministérios do Exterior e da Defesa em comunicado nesta segunda-feira, reafirmando que nenhuma aeronave francesa esteve envolvida em qualquer incidente com um avião russo.

"Nenhuma aeronave do Exército francês esteve envolvida no incidente com a aeronave oficial russa que o Ministério do Exterior russo mencionou", afirmou o comunicado. "Lamentamos, portanto, que o embaixador francês em Moscou tenha sido chamado." "Os esclarecimentos necessários estão sendo feitos com as autoridades russas", acrescentou.

O evento ocorreu quando Sergei Naryshkin, presidente da Câmara Baixa e aliado do presidente russo, Vladimir Putin, ia para Genebra, na Suíça, para participar de um encontro internacional de parlamentares.

O aeroporto de Genebra fica muito próximo da fronteira da Suíça com a França, o que pode ter causado uma confusão sobre em qual espaço aéreo o avião de Naryshkin se encontrava no momento do incidente.

O Ministério das Relações Exteriores russo afirmou: "O embaixador foi informado sobre a profunda preocupação da Rússia com o que aconteceu. Foi enfatizado que tais ações de Paris minam a possibilidade de usar a França como local para realizar reuniões e conversas internacionais".

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaFrançaPaíses ricosRússia

Mais de Mundo

Trump nomeia Keith Kellogg como encarregado de acabar com guerra na Ucrânia

México adverte para perda de 400 mil empregos nos EUA devido às tarifas de Trump

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação