Mundo

Rússia dissolverá nuvens sobre Moscou para desfile militar

O Ministério de Defesa russo informou que nove aviões Antonov-12 e Antonov-26 serão os encarregados de "atacar" as nuvens para melhorar o clima

Ensaio para o desfile, dia 07/05: as tripulações, especialmente treinadas para esse tipo de tarefas, injetarão produtos químicos nas nuvens para afastá-las de Moscou (Maxim Shemetov/Reuters)

Ensaio para o desfile, dia 07/05: as tripulações, especialmente treinadas para esse tipo de tarefas, injetarão produtos químicos nas nuvens para afastá-las de Moscou (Maxim Shemetov/Reuters)

E

EFE

Publicado em 8 de maio de 2017 às 08h12.

Moscou - Aviões da Força Aérea russa intervirão durante todo o dia de amanhã para dissolver as nuvens sobre Moscou por conta do Dia da Vitória sobre os nazistas, a festa mais importante da Rússia, que é celebrada no dia 9 de maio.

O Ministério de Defesa russo informou nesta segunda-feira que nove aviões Antonov-12 e Antonov-26 da aviação militar de transporte serão os encarregados de "atacar" as nuvens para melhorar o clima, que hoje consiste em chuva e neve, para que haja sol.

"Os voos acontecerão desde as 0h do dia 9 e ao longo de todo o dia", apontou o Ministério.

As tripulações, especialmente treinadas para esse tipo de tarefas, injetarão produtos químicos nas nuvens para afastá-las de Moscou, desde alturas de entre 3 mil a 8 mil metros.

As tecnologias para dissolver as nuvens são usadas na Rússia tradicionalmente para melhorar o tempo nas grandes festas, especialmente no Dia da Vitória, no Dia da Cidade e, mais recentemente, no Dia da Rússia.

A chuva não deixou de cair sobre Moscou desde a passada madrugada, e o prognóstico meteorológico para as próximas horas e amanhã é de mais chuvas, neve e fortes sequências de vento.

Por isso, uma vez mais as autoridades recorrerão à técnica para remediar os caprichos da Natureza.

A tecnologia de "semear" ou "disparar" nas nuvens foi criada na época soviética.

O processo de dissolução de nuvens e realizado a uma distância de entre 50 e 150 quilômetros do ponto concreto no qual se quer garantir o bom tempo.

Em função do tipo de nebulosidade, são utilizados diferentes compostos químicos, para fazer com que as nuvens que avancem sobre o céu de Moscou estejam "desidratadas".

Mais de 10 mil soldados e cem unidades de blindados e maquinaria bélica desfilarão amanhã pela Praça Vermelha no tradicional desfile da Vitória.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasRússia

Mais de Mundo

Missão da SpaceX foi ao resgate de astronautas presos na ISS

Após morte de Nasrallah, Netanyahu afirma que “trabalho ainda não está concluído”

Bombardeio israelense atinge arredores do aeroporto de Beirute

Morte de Nasrallah é golpe contra Hezbollah, mas impactos são incertos