Mundo

Rússia quer posição da ONU sobre conflitos na Ucrânia

Governo russo deve apresentar projeto de apoio ao cessar-fogo durante reunião do Conselho de Segurança da ONU


	Separatista pró-Rússia em casa que abrigava exército ucraniano: cessar-fogo foi acertado entre os governos da Rússia e Ucrânia
 (Maxim Shemetov/Reuters)

Separatista pró-Rússia em casa que abrigava exército ucraniano: cessar-fogo foi acertado entre os governos da Rússia e Ucrânia (Maxim Shemetov/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de fevereiro de 2015 às 07h31.

Nações Unidas - A Rússia distribuiu um projeto, que deve ser apresentado em reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas, apoiando o cessar-fogo na Ucrânia e pedindo que todas as partes envolvidas cumpram o acordo, informou uma agência de notícias.

O Conselho deve se reunir no domingo, a fim de decidir qual será o posicionamento da ONU após a trégua, que passa a valer a partir da zero hora de domingo (horário local, 19h de sábado em Brasília).

O projeto da Rússia expressa "séria preocupação sobre os eventos trágicos" que aconteceram na região, e aponta que a solução para o conflito seria possível "exclusivamente" de forma pacífica.

Durante o último ano, os Estados Unidos e outros membros do Conselho de Segurança da ONU acusaram a Rússia de apoiar separatistas na Ucrânia, mas a possibilidade de um veto russo impediu que o grupo agisse no conflito.

Na quinta-feira, líderes da Rússia, Ucrânia, Alemanha e França fecharam um acordo de cessar-fogo, que entra em vigor no primeiro minuto de domingo. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCrises em empresasEuropaGuerrasONURússiaUcrânia

Mais de Mundo

Número dois de grupo suspeito de matar senador colombiano Miguel Uribe é assassinado por rivais

Trump anuncia novo chefe de estatísticas após demitir gestora por números insatisfatórios de emprego

Irã adverte que 'corredor de Trump' não deve ser usado pelos EUA para dominar a região

Trump quer que Rússia devolva parte do território ocupado à Ucrânia