Mundo

Rússia denuncia disparo de projéteis ucranianos em fronteira

Posto fronteiriço na passagem de Gukovo, na fronteira com a cidade de Donetsk, já havia sido evacuado em meados de julho


	Equipe do exército ucraniano: Rússia acusa disparo de mísseis na fronteira com Donetsk
 (Genya Savilov/AFP)

Equipe do exército ucraniano: Rússia acusa disparo de mísseis na fronteira com Donetsk (Genya Savilov/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de agosto de 2014 às 10h46.

Moscou - A Rússia denunciou netse domingo o lançamento de projéteis do território ucraniano contra a passagem de Gukovo, que fica na região de Rostov, na fronteira com a ucraniana Donetsk.

Segundo um porta-voz local do Serviço Federal de Segurança (FSB) citado pela agência Interfax, estavam na fronteira no momento dos disparos vários representantes da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa), e funcionários da alfândega russa.

Outro projétil lançado do território do país vizinho teria caído no telhado de uma casa na aldeia de Vasetski, mas ninguém ficou ferido, segundo a agência oficial "RIA Novosti".

No último dia 29 o mesmo posto fronteiriço foi alvo de disparos vindos da parte ucraniana, informou um porta-voz do serviço de alfândegas de Rostov.

Outro posto, o de Kuibyshevo, teve que ser evacuado em meados de julho devido ao impacto de quatro projéteis nas imediações.

Representantes da OSCE supervisionam a fronteira russo-ucraniana a convite de Moscou, que acusa há semanas Kiev de disparar contra seu território, pelo que chamou a comunidade internacional a tomar conhecimento do assunto.

A Rússia tachou esses incidentes de "ato de agressão" à soberania de seu território e a seus cidadãos, o que foi negado tanto pelo Ministério da Defesa ucraniano como pela Guarda Nacional.

Já a Ucrânia acusa Moscou de permitir a livre circulação através da fronteira de milicianos rebeldes equipados com armamento pesado, que incluiriam vários mercenários russos.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Governo Trump diz que revisará 55 milhões de vistos nos EUA em busca de problemas

Ataque contra helicóptero da Polícia da Colômbia deixa ao menos um morto e dois feridos

Furacão Erin provoca inundações no litoral dos EUA

EUA e Europa buscam opções para encerrar a guerra na Ucrânia