Mundo

Rússia denuncia decisão europeia sobre Irã e alerta para nova escalada

Mais cedo, Alemanha, Reino Unido e França acionaram uma medida para abandonar o acordo nuclear do Irã

Irã: governo iraniano prometeu responder a qualquer “medida mal-intencionada” da Europa (Sir Francis Canker Photography/Getty Images)

Irã: governo iraniano prometeu responder a qualquer “medida mal-intencionada” da Europa (Sir Francis Canker Photography/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 14 de janeiro de 2020 às 16h45.

A Rússia denunciou nesta terça-feira o que chamou de "ações imprudentes" e a decisão "profundamente decepcionante" dos europeus de iniciar o processo de solução de controvérsias no âmbito do acordo nuclear internacional iraniano de 2015.

"Não excluímos que as ações precipitadas dos europeus possam levar a uma nova escalada em torno do acordo nuclear iraniano e tornar impossível implementá-lo dentro da estrutura inicialmente acordada", disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia em um comunicado de imprensa.

"O mecanismo de resolução de conflitos foi criado para propósitos totalmente diferentes. As causas da dificuldade de aplicar o acordo são amplamente conhecidas e não estão relacionadas ao Irã", mas sim aos Estados Unidos, que se retiraram unilateralmente do texto em 2018 e impuseram novas sanções contra Teerã, acusou Moscou.

Segundo o governo russo, o programa nuclear iraniano "permanece sob controle constante da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), sem precedentes por sua abrangência e profundidade de verificação".

Acompanhe tudo sobre:EuropaIrã - PaísRússia

Mais de Mundo

Chanceler do Egito alerta para risco de 'guerra regional total'

Bolívia denuncia "atos de desestabilização" de Evo Morales para ONU e CIDH

Hezbollah anuncia 'nova fase', e declara 'guerra indefinida' a Israel

Netanyahu diz que só metade dos 101 reféns em Gaza está viva, segundo imprensa local