Mundo

Rússia convoca embaixadora polonesa por remoção de estátua

A Rússia convocou o embaixador da Polônia a dar explicações em protesto contra a retirada de uma estátua da era soviética


	Bandeira da Rússia
 (Richard Heathcote/Getty Images)

Bandeira da Rússia (Richard Heathcote/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2015 às 22h11.

Moscou/Varsóvia - A Rússia convocou o embaixador da Polônia a dar explicações, nesta quinta-feira, em protesto contra a retirada de uma estátua da era soviética de uma cidade polonesa no dia do 76º aniversário da invasão soviética à Polônia, expondo as tensões entre os dois países vizinhos.

Kataryna Pelczynska-Nalecz, embaixadora polonesa em Moscou, foi convocada a comparecer ao Ministério das Relações Exteriores da Rússia para explicar o desmonte, nesta quinta-feira, de uma estátua do general soviético Ivan Chernyakhovsky na cidade polonesa de Pieniezno.

Chernyakhovsky foi o general mais jovem da história do Exército Vermelho e um comandante condecorado por ter liderado uma imensa ofensiva em direção a oeste, até a Alemanha nazista, o que ajudou a dar um fim à Segunda Guerra Mundial. Ele foi morto em ação aos 38 anos, em fevereiro de 1945. Pelczynska-Nalecz disse, após comparecer ao ministério, que o lado russo se expressou contra a remoção da estátua e pediu que o processo fosse interrompido.

“Eu ouvi, apresentei a posição polonesa sobre a questão, de que todo o processo está 100 por cento de acordo com a legislação polonesa”, afirmou Pelczynska-Nalecz a jornalistas.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaHistóriaPolôniaRússia

Mais de Mundo

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"