Mundo

Rússia condena apoio dos europeus à oposição ucraniana

Rússia condena o apoio de alguns governos europeus à oposição ucraniana, declarou o ministro russo das Relações Exteriores

Manifestantes ucranianos se confrontam com a polícia, no centro de Kiev: ministro russo considerou que a situação na Ucrânia está se descontrolando (Genya Savilov/AFP)

Manifestantes ucranianos se confrontam com a polícia, no centro de Kiev: ministro russo considerou que a situação na Ucrânia está se descontrolando (Genya Savilov/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2014 às 07h52.

Moscou - A Rússia condena o apoio "indecente" de alguns governos europeus à oposição ucraniana, declarou nesta terça-feira o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, que considerou que a situação no país está se descontrolando completamente.

"Teríamos preferido que alguns de nossos colegas europeus não se comportassem com tanta desenvoltura em relação à crise ucraniana", declarou Lavrov.

O chefe da diplomacia russa lembrou os acontecimentos de dezembro, quando "os membros de vários governos europeus participaram de manifestações anti-governamentais em um país com o qual tinham relações diplomáticas".

"É simplesmente indecente", acrescentou.

Lavrov lembrou que os manifestantes, que ocupam há dois meses a praça da Independência de Kiev, também haviam ocupado edifícios públicos, como a prefeitura.

"Imaginem que isso ocorresse em qualquer país da União Europeia. Possível? Não teria sido permitido nunca", declarou Lavrov.

"Agora há pogroms, ataques contra a polícia, incêndios, coquetéis molotov, dispositivos explosivos. É lamentável, é uma violação de todas as normas europeias", acrescentou.

"Considero que os pedidos de calma feitos pelos líderes da oposição, como Vitali Klitschko, demonstram que a situação está saindo do controle", insistiu.

As manifestações na Ucrânia começaram há dois meses, depois que o presidente do país, Viktor Yanukovich, rejeitou assinar um acordo de associação com a União Europeia e optou por uma aproximação da Rússia.

Os europeus acusaram a Rússia de ter pressionado a Ucrânia, em particular com ameaças econômicas.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCrise políticaEuropaRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Israel afirma que não busca 'escalada ampla' após ataque a Beirute

Domo de Ferro, Arrow, C-Dome e Patriot: Conheça os sistemas de defesa aérea utilizados por Israel

Smartphones podem explodir em série como os pagers no Líbano?

ONU diz que risco de desintegração do Estado de Direito na Venezuela é muito alto