Mundo

Rússia conclui teste de míssil nuclear de longo alcance Burevestnik

Artefato percorreu 14 mil quilômetros em um voo de quase 15 horas durante a última semana

Putin celebrou o resultado do teste e descreveu o Burevestnik como “uma peça de armamento única" (AFP)

Putin celebrou o resultado do teste e descreveu o Burevestnik como “uma peça de armamento única" (AFP)

Publicado em 26 de outubro de 2025 às 10h43.

A Rússia anunciou neste domingo, 26, ter concluído com sucesso o teste do míssil de cruzeiro Burevestnik, um dos projetos mais ambiciosos e secretos do arsenal russo. O armamento, movido por propulsão nuclear e com alcance praticamente ilimitado, é descrito por Moscou como resposta ao sistema antimísseis dos Estados Unidos.

De acordo com o chefe do Estado-Maior do Exército russo, general Valery Gerasimov, o Burevestnik percorreu cerca de 14 mil quilômetros em um voo de quase 15 horas, durante ensaios realizados em 21 de outubro. O oficial informou ao presidente Vladimir Putin que o míssil executou todas as manobras planejadas em diferentes altitudes e direções, demonstrando capacidade para contornar defesas aéreas e antimísseis.

“Suas características garantem precisão e eficiência contra alvos fortemente protegidos, independentemente da distância”, afirmou Gerasimov em nota divulgada pelo Ministério da Defesa no Telegram.

“Uma arma sem equivalente”, diz Putin

Putin celebrou o resultado do teste e descreveu o Burevestnik como “uma peça de armamento única que ninguém mais tem no mundo”. Segundo o presidente, o projeto foi inicialmente considerado irrealizável por especialistas estrangeiros, mas os resultados recentes comprovaram o contrário.

Segundo o líder russo, a fase final de testes foi concluída e agora precisam criar a infraestrutura necessária para colocá-lo em operação.

O desenvolvimento do Burevestnik começou após a retirada dos Estados Unidos, em 2001, do Tratado Antimísseis Balísticos (ABM), assinado em 1972 durante a Guerra Fria. Desde então, Moscou vem investindo em tecnologias destinadas a contornar o escudo antimísseis norte-americano.

Acompanhe tudo sobre:Vladimir PutinRússiaTestes nuclearesArmas nucleares

Mais de Mundo

Argentina abre urnas para eleições legislativas decisivas para Milei

China diz ter alcançado "acordo preliminar" com EUA após negociações comerciais

Suspeitos de roubo de joias do Louvre são presos na França

Após encontro com Lula, Trump quer visitar o Brasil, diz Mauro Vieira