Mundo

Rússia concede novo crédito de US$ 4 bi à Venezuela

Os recursos são destinados à cooperação militar entre os dois países

Hugo Chávez em cerimônia com o vice-primeiro-ministro russo Igor Sechin:  "Temos o direito de equipar nossas forças de defesa.(...) Estávamos desarmados. Muito obrigado, de verdade" (Juan Barreto/AFP)

Hugo Chávez em cerimônia com o vice-primeiro-ministro russo Igor Sechin: "Temos o direito de equipar nossas forças de defesa.(...) Estávamos desarmados. Muito obrigado, de verdade" (Juan Barreto/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2011 às 08h45.

Caracas - A Rússia concedeu à Venezuela um novo crédito no valor de 4 bilhões de dólares para cooperação técnico-militar e que se soma a outros empréstimos anteriores com os quais Caracas fortaleceu sua defesa, informou o presidente venezuelano Hugo Chávez, durante cerimônia de assinatura realizada na noite de quinta-feira.

"Agradeço muito ao governo russo por este crédito", declarou Chávez. "Temos o direito de equipar nossas forças de defesa. É uma obrigação minha como chefe de Estado e comandante das Forças Armadas. Estávamos desarmados. Muito obrigado, de verdade", acrescentou.

O governo de Caracas assinou entre 2005 e 2007 contratos de compra de armas rusas no valaor de mais de 4 bilhões de dólares para adquirir aviões Sukhoi, helicópteros de combate e fuzis.

Em 2010 a Venezuela recebeu outro empréstimo de Moscou, de 2,2 bilhões de dólares, para comprar tanques T-72 e um número não determinado de mísseis S-300.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaÁsiaCréditoEuropaIndústriaIndústria de armasIndústrias em geralRússiaVenezuela

Mais de Mundo

Reino Unido pede a seus cidadãos que deixem o Líbano em voos comerciais

Qual o risco de guerra entre Líbano e Israel após as explosões de pagers?

Guarda Revolucionária do Irã promete 'resposta esmagadora' por ataques no Líbano

Biden receberá Zelensky na Casa Branca para falar sobre guerra com a Rússia