Mundo

Rússia começa a construir campo de refugiados na Síria

Aeronaves militares russas carregadas de suprimentos chegaram à Síria para montar um campo de tendas para abrigar 1 mil refugiados


	Refugiados sírios: Coalizão Nacional Síria condenou o que chamou de "intervenção militar direta russa"
 (Zohra Bensemra/Files/Reuters)

Refugiados sírios: Coalizão Nacional Síria condenou o que chamou de "intervenção militar direta russa" (Zohra Bensemra/Files/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de setembro de 2015 às 15h29.

Beirute - Aeronaves militares russas carregadas de suprimentos chegaram à Síria para montar um campo de tendas para abrigar 1 mil refugiados, informou o Ministério da Defesa russo. A ajuda de Moscou, porém, tem sido alvo de críticas da oposição síria e de entidades internacionais.

O porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov, disse neste sábado que a ajuda humanitária inclui materiais para construir o campo de refugiados, como camas, colchões, fogões, cisternas de água e comida.

A Coalizão Nacional Síria condenou o que chamou de "intervenção militar direta russa", descrevendo-a como um passo em direção a um "comportamento hostil". O comunicado da coalizão diz que a intervenção russa coloca Moscou em uma posição que é "hostil para a população síria e transforma sua presença na Síria em forças de ocupação".

"A intervenção militar russa direta não vai levar ao resgate do regime, dar-lhe legitimidade ou reabilitá-lo", diz o comunicado da coalizão. "A presença russa vai levar a mais mortes, destruição e deslocamentos."

O presidente dos EUA, Barack Obama, tem expressado preocupações sobre o aumento da atividade militar russa na Síria, particularmente na base área próximo da cidade costeira de Latakia.

Neste sábado, na ilha mediterrânea de Chipre, perto da costa da Síria, o governo confirmou que as autoridades russas informaram que exercícios navais seriam realizados fora da Síria.

Um funcionário do governo cipriota, que falou em condição de anonimato com a Associated Press, disse neste sábado que os exercícios militares russos no Mediterrâneo são "rotina" e ocorrem a cada dois meses.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, confirmou que o país está fazendo o transporte aéreo de armas para a Síria, um aliado de longa data, e que tropas russas estão treinando o exército sírio sobre como usá-las.

A Rússia é aliada histórica da Síria e dá suporte ao presidente Bashar Assad ao longo de sua luta na guerra civil blindando-o das sanções da ONU e providenciando armas. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaRefugiadosRússiaSíria

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA