Mundo

Rússia celebra vitória na 2ª Guerra com marcha

Pela primeira vez, neste 71º aniversário da derrota, participaram do desfile militares das Forças Aeroespaciais, da Guarda Nacional e um esquadrão feminino


	Marcha: pela primeira vez, neste 71º aniversário da derrota, participaram do desfile militares das Forças Aeroespaciais, da Guarda Nacional e um esquadrão feminino
 (Grigory Dukor / Reuters)

Marcha: pela primeira vez, neste 71º aniversário da derrota, participaram do desfile militares das Forças Aeroespaciais, da Guarda Nacional e um esquadrão feminino (Grigory Dukor / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de maio de 2016 às 08h06.

Moscou - Mais de 10 mil militares marcharam pela Praça Vermelha de Moscou no tradicional Desfile da Victoria sobre a Alemanha nazista realizado na Rússia todo 9 de maio, uma festa de forte conteúdo patriótico que lembra os 26 milhões de mortos soviéticos nessa disputa.

Pela primeira vez, neste 71º aniversário da derrota nazista, participaram do desfile militares das Forças Aeroespaciais russas, da Guarda Nacional e um esquadrão feminino de cadetes.

Foram exibidos na celebração mais de duas centenas de veículos blindados e sistemas de armamento, além de helicópteros e os aviões que marcaram o final do evento com o parada aérea sobre o céu da capital russa.

O presidente russo, Vladimir Putin, presente na emblemática praça, traçou um paralelo entre a luta contra os nazistas e o novo desafio que o terrorismo internacional representa para o mundo.

"Neste momento, a civilização enfrenta uma nova ameaça. Por isso estamos dispostos a construir um novo bloco de segurança internacional para derrotar o terrorismo", afirmou Putin em sua mensagem.

O chefe do Kremlin garantiu que "esta celebração se transformou no símbolo da unidade entre a Rússia e seu povo, nossa força e nossa dignidade residem nesta unidade, na lealdade à pátria", afirmou.

Um minuto de silêncio foi feito pelos caídos na Segunda Guerra Mundial, antes do começo da parada militar.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaÁsiaEuropaGuerrasMetrópoles globaisMoscouNazismoPaíses ricosRússia

Mais de Mundo

Trump ordena quebra de sigilo sobre mortes de Martin Luther King, Robert F. e John F. Kennedy

Senado americano confirma John Ratcliffe como diretor da CIA

Trump diz que Ucrânia ‘está pronta para chegar a acordo de paz’ com a Rússia

Trump diz para empresas globais fabricarem nos EUA ou então pagarem tarifas