Mundo

Rússia cancela intercâmbio com EUA por causa de pais gays

Intercâmbio escolar entre EUA e Rússia foi cancelado, após adolescente russo permanecer no país americano sob custódia de casal gay


	Protestos contra leis anti-gays na Rússia
 (Getty Images/Scott Olson)

Protestos contra leis anti-gays na Rússia (Getty Images/Scott Olson)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de outubro de 2014 às 14h20.

Moscou - A <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/russia">Rússia</a></strong> cancelou um programa de intercâmbio escolar com os <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/estados-unidos">Estados Unidos</a></strong>, depois de acusar os organizadores de violação das regras por terem autorizado que um adolescente russo permanecesse no país sob a custódia de um casal homossexual.</p>

"Um menino que tem a mãe na Rússia estava sob a custódia de um casal gay americano", afirmou nesta quarta-feira o secretário do Kremlin para os Direitos da Infância, Pavel Astakhov.

"O menino é de uma família decente e os argumentos para que os Estados Unidos tenham autorizado sua permanência no país não estão claros", completou.

A mãe proibiu a divulgação de mais detalhes, segundo Astakhov.

A embaixada americana se recusou a comentar casos concretos, mas lamentou a suspensão do programa de intercâmbio, "que contribuiu durante 21 anos para criar fortes vínculos entre russos e americanos", segundo um comunicado do embaixador dos Estados Unidos na Rússia, John Tefft.

O programa, Future Leaders Exchange (FLEX), é, segundo o diplomata, "o maior programa de intercâmbio escolar entre Moscou e Washington" e permitiu a mais de 8.000 alunos russos estudar nos Estados Unidos.

"Acredito que este programa era útil, tanto para os russos como para as famílias americanas. Uns aprendiam com os outros e deixavam para trás os estereótipos", comentou Elena Chernenko, repórter do jornal russo Kommersant que estudou no Texas em 1999.

"Nos Estados Unidos soube que queria viver e trabalhar na Rússia. Não havia nenhuma lavagem cerebral", disse.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCasamentoEstados Unidos (EUA)EuropaGaysLGBTPaíses ricosPreconceitosRússia

Mais de Mundo

Macron pede à América Latina que coopere com França e UE por um “mundo mais justo”

Tribunal nega prorrogação da prisão temporária do presidente da Coreia do Sul

Governo Milei anuncia que planeja retirar o crime de feminicídio do Código Penal

Reconstrução de L.A após incêndios está em risco por ameaças de Trump