Mundo

Rússia aumentará presença naval no Mediterrâneo

A decisão de aumentar a frota para 10 navios de guerra acontece em meio a escalada das tensões na região por causa da possível intervenção militar na Síria

Navio militar russo Nikolai Filchenkov: no total, a Rússia tem atualmente cerca de 80 navios da Marinha em todo o mundo (Stringer/Reuters])

Navio militar russo Nikolai Filchenkov: no total, a Rússia tem atualmente cerca de 80 navios da Marinha em todo o mundo (Stringer/Reuters])

DR

Da Redação

Publicado em 13 de setembro de 2013 às 06h59.

Moscou - A Rússia planeja aumentar o tamanho de sua frota naval no Mediterrâneo para 10 navios de guerra, em meio a escalada das tensões na região por causa da possível intervenção militar internacional na Síria, disse o almirante Viktor Chirkov, chefe da Marinha, de acordo com agências de notícias russas.

"A Marinha vai aumentar seu grupo no Mediterrâneo até atingir a autossuficiência em questões relacionadas com a realização do conjunto de tarefas. As tarefas são muito claras: evitar até a menor ameaça para as fronteiras e para segurança do Estado. É uma prática comum que todas as frotas do mundo estejam presentes em locais onde o nível de tensão aumenta", afirmou.

Segundo Viktor Chirkov, a intensificação dos esforços de segurança começou no final do ano passado quando se estabeleceu uma presença permanente no Mediterrâneo oriental.

No total, a Rússia tem atualmente cerca de 80 navios da Marinha em todo o mundo, disse Chirkov.

Os EUA pediram uma intervenção militar internacional na sangrenta guerra civil na Síria, em resposta a um ataque com armas químicas nos arredores de Damasco. Os EUA culpam o governo sírio do presidente Bashar Assad pela ofensiva.

A Síria concordou com uma proposta da Rússia de colocar seu arsenal de armas químicas sob controle internacional e as negociações sobre como isso será alcançado começaram em Genebra.

A proposta russa foi saudada em todo o mundo em meio ao aumento dos esforços para evitar um potencial conflito. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaGuerrasNaviosRússiaSíriaTransportes

Mais de Mundo

Brasileiros crescem na política dos EUA e alcançam cargos como prefeito e deputado

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada