Mundo

Separatistas atacam prédio ministerial no leste da Ucrânia

Manifestantes armados chegaram à base e exigiram que as tropas da Guarda Nacional apoiassem a causa separatista contra o novo governo

Bandeira da Rússia é hasteada em um tanque na cidade de Slaviansk, tomada pelos rebeldes na Ucrânia (Gleb Garanich/Reuters)

Bandeira da Rússia é hasteada em um tanque na cidade de Slaviansk, tomada pelos rebeldes na Ucrânia (Gleb Garanich/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de abril de 2014 às 20h47.

Kiev - Soldados da Guarda Nacional da Ucrânia dispararam tiros para o alto quando uma multidão de separatistas pró-Rússia atacou sua base perto da cidade oriental de Mariupol nesta quarta-feira, afirmou o Ministério do Interior em comunicado.

Manifestantes armados chegaram à base e exigiram que as tropas da Guarda Nacional apoiassem a causa separatista contra o novo governo pró-ocidental do país, disse o comunicado.

Quando a multidão se recusou a dispersar e tentou entrar na base, as tropas da Guarda Nacional atiraram para o ar, de acordo com o documento, que não acrescentou se houve feridos.

Separatistas simpatizantes da Rússia tomaram edifícios em pelo menos 10 cidades no leste da Ucrânia, o que, para o governo ucraniano, são ataques orquestrados por agentes russos.

A administração municipal de Mariupol já está sob o controle de separatistas.

A Rússia diz que os ataques são protestos espontâneos das pessoas que falam russo no leste da Ucrânia e que estão descontentes com o novo governo, que é mais popular na parte ocidental do país que fala principalmente ucraniano.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaGuerrasRússiaCrise políticaUcrânia

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista