Mundo

Rússia anuncia retirada de tropas de Kharkiv, após avanços ucranianos

A notícia veio após dias de aparentes progressos da Ucrânia ao sul de Kharki, no que poderia se tornar o maior sucesso de batalha para as forças ucranianas

Rússia: Ministério da Defesa russo disse que as tropas seriam reagrupadas das áreas de Balakliya e Izyum para a região de Donetsk, na Ucrânia (Sergey BOBOK / AFP/Getty Images)

Rússia: Ministério da Defesa russo disse que as tropas seriam reagrupadas das áreas de Balakliya e Izyum para a região de Donetsk, na Ucrânia (Sergey BOBOK / AFP/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 10 de setembro de 2022 às 16h28.

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou, neste sábado, 10, que está retirando tropas de duas áreas na região leste de Kharkiv, na Ucrânia, onde uma ofensiva ucraniana fez avanços significativos na semana passada. A notícia veio após dias de aparentes progressos da Ucrânia ao sul de Kharkiv, a segunda maior cidade do país, no que poderia se tornar o maior sucesso de batalha para as forças ucranianas desde que frustraram uma tentativa russa de tomar a capital de Kyiv no início da guerra, há sete meses.

O porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov, disse que as tropas seriam reagrupadas das áreas de Balakliya e Izyum para a região de Donetsk, na Ucrânia.

Izyum era uma importante base para as forças russas na região de Kharkiv e, no início desta semana, vídeos de mídia social mostraram moradores de Balakliya aplaudindo com alegria a chegada das tropas ucranianas.

Konashenkov alegou que o movimento russo está sendo feito "para atingir os objetivos declarados da operação militar especial para libertar Donbas'", uma das regiões do leste da Ucrânia que a Rússia declarou soberana.

A alegação de recuo para se concentrar em Donetsk é semelhante à justificativa que a Rússia deu para retirar suas forças da região de Kyiv no início deste ano, quando não conseguiram tomar a capital ucraniana.

Acompanhe tudo sobre:RússiaUcrâniaVladimir Putin

Mais de Mundo

Reino Unido pede a seus cidadãos que deixem o Líbano em voos comerciais

Qual o risco de guerra entre Líbano e Israel após as explosões de pagers?

Guarda Revolucionária do Irã promete 'resposta esmagadora' por ataques no Líbano

Biden receberá Zelensky na Casa Branca para falar sobre guerra com a Rússia