Mundo

Rússia ainda tem soldados na Ucrânia, diz Otan

Alguns soldados russos posicionados perto da fronteira ucraniana se retiraram e outros parecem estar se preparando para partir


	Navios de guerra da Rússia: Otan suspendeu a cooperação prática com a Rússia em protesto pela anexação por Moscou da região da Crimeia
 (Reuters)

Navios de guerra da Rússia: Otan suspendeu a cooperação prática com a Rússia em protesto pela anexação por Moscou da região da Crimeia (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de outubro de 2014 às 08h24.

Mons - A Rússia ainda tem soldados no leste da Ucrânia e mantém uma força de grande capacidade na fronteira, apesar de uma retirada parcial de tropas, disse o comandante militar da Otan nesta sexta-feira.

"Temos visto uma retirada boa das forças russas do interior da Ucrânia mas, não se enganem, ainda há forças russas dentro da Ucrânia", disse o general da Força Aérea dos EUA Philip Breedlove a repórteres no quartel-general militar da Otan nos arredores de Mons, na Bélgica.

Alguns soldados russos posicionados perto da fronteira ucraniana se retiraram e outros parecem estar se preparando para partir.

"Mas a força que permanece e não mostra indicação de sair ainda é uma força de grande capacidade", disse.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, em sua primeira visita ao quartel-general militar da Otan desde que tomou posse no início do mês, disse que a Rússia continua a violar as leis internacionais na Ucrânia.

"Eles ainda estão violando a soberania e a integridade territorial da Ucrânia ao ter forças russas na Ucrânia", disse o ex-premiê da Noruega a repórteres durante visita ao centro de operação da Otan, que monitora a crise na Ucrânia.

A Otan suspendeu a cooperação prática com a Rússia em protesto pela anexação por Moscou da região da Crimeia e pelo apoio russo aos separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaOtanRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia